A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) atraiu milhares de visitantes ao Brasil, superando a expectativa original de 50 mil participantes entre autoridades, negociadores, políticos e jornalistas. O governo federal tem aproveitado a atenção mundial para mostrar estratégias brasileiras de desenvolvimento econômico e sustentável, o que inclui o turismo.
Para isso, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) montou, na entrada do RioCentro, local do evento, um estande de mais de 200 metros quadrados, dedicado ao relacionamento com jornalistas estrangeiros, formadores de opinião e demais participantes. A área é dotada de estações interativas, para divulgar vídeos em 360º de diferentes destinos turísticos brasileiros.
Por meio dos totens, o visitante também pode acessar informações sobre o país, além de dispor de um guia para visitar os museus do Rio de Janeiro, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O estande foi construído por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), com apoio do governo e das entidades de turismo do Rio de Janeiro e elaborado com material ambientalmente sustentável. As paredes são feitas de bambu, o teto é de madeira plástica, o mobiliário é todo de papelão e as luminárias, de tecido pet.
Para o presidente da Embratur, Flávio Dino, esse tipo de divulgação, ajuda o Brasil a alcançar a meta de estas entre os cinco países que mais recebem eventos internacionais. “A realização da Rio+20 reforça nossa imagem mundial de país que trabalha por um desenvolvimento sustentável, o que é importante para o ecoturismo, a segunda motivação dos turistas estrangeiros que visitam o país a lazer”.
Neste ano, o Brasil alcançou a 7a posição entre os destinos que mais recebem eventos internacionais, segundo a Associação Internacional de Convenções e Congressos (International Congress and Convention Association – ICCA). E o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais, por esse ranking.
“Além disso, como primeiro da série de megaeventos que o Brasil sediará nos próximos anos, a Rio+20 difunde mundialmente o nome da cidade e do país como destinos qualificados para a realização de eventos de grande porte”, acrescentou Dino.
Um estudo da Embratur estima que R$ 17 milhões serão gastos por dia no Rio pelos turistas que visitarem o evento. Esse cálculo considera apenas os participantes dos eventos oficiais no período de 19 a 22 de junho (quando considerados os mais de 3 mil eventos paralelos, os números são ainda maiores).
Quase 7 mil estrangeiros foram responsáveis por mais de R$ 53 milhões, gastos em hospedagem, alimentação, transporte e lazer. Já os brasileiros que vieram à conferência gastaram pelo menos R$ 15 milhões na cidade. Assim, por essa expectativa, quase R$ 70 milhões deverão ter sido injetados na economia local somente por conta da Rio+20.
Passeios turísticos durante a Rio+20
Complementarmente, a Embratur promoveu um passeio, nos dias 16 e 17 de junho, pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Os convites para o city tour foram enviados por e-mail aos jornalistas e delegações que vieram ao evento.
Por dois dias, quase 100 pessoas conheceram pontos turísticos da cidade, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e as famosas praias da Barra, Leblon, Copacabana e Ipanema.
Fonte: Portal Planalto