Brasília – A indústria brasileira, que já fez importantes avanços no caminho da sustentabilidade, assumiu, na Rio+20, o compromisso de continuar investindo em processos de produção mais eficientes e de racionalização do uso dos recursos naturais. “A indústria foi uma das protagonistas dos debates da Rio+20. O desafio agora é cumprir os compromissos assumidos e continuar avançando”, disse o gerente executivo da Unidade de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Shelley Carneiro.
No documento apresentado na Rio+20, a CNI se compromete a disseminar novas tecnologias, processos e melhores práticas para a conservação dos recursos naturais, identificar metas e construir indicadores de sustentabilidade, além de investir em educação e capacitação profissional. Outro compromisso da CNI é promover a articulação entre empresários e governos para incentivar a produção sustentável.
Os compromissos da CNI estão no documento A Indústria Brasileira no Caminho da Sustentabilidade, apresentado à sociedade em encontro que reuniu mais de mil líderes empresariais no dia 14 de junho, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro. O papel da indústria brasileira no esforço mundial para conjugar crescimento econômico com justiça social e proteção ambiental também movimentou os 11 painéis e palestras realizados de 15 a 21 de junho, no espaço da CNI no Píer Mauá.
A área interativa de 320 metros quadrados, montada na Expo Brasíl Sustentável, recebeu uma média de 450 visitantes por dia. Os debates realizados no espaço trataram de temas como mineração e economia verde, a moda e a sustentabilidade, o presente e o futuro das energias alternativas e os desafios do desenvolvimento sustentável de China e Brasil, entre outros.
Fonte: Agência CNI