Brasília – Os avanços do Brasil na proteção da propriedade intelectual serão discutidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Lisboa, neste domingo, 24 de junho, até terça-feira, 26 de junho, no IPBC – Intelectual Property Business Congress. Um dos maiores e mais importantes eventos de propriedade intelectual com foco em negócio do mundo, o congresso, em sua quinta edição, reúne no Estoril representantes de empresas transnacionais e de organizações globais ligadas à proteção do conhecimento.
“A CNI vai mostrar como o Brasil está se preparando para fortalecer a propriedade intelectual e ser um ator competitivo no ambiente internacional de negócios”, afirma a coordenadora do Programa Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria da CNI e representante da entidade no IPBC, Diana Jungmann. Ela será a moderadora do painel Inside Brazil, sobre a indústria brasileira, que discute o contexto da proteção ao conhecimento no Brasil e as experiências no setor da Vale, Embraer e General Eletric (GE).
Destaque – O Brasil será um dos destaques do IPBC. Além da participação da CNI, uma das patrocinadoras do evento, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) também integra a programação do congresso, no qual discute as experiências dos países dos BRICs (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul) sobre propriedade intelectual.
As presenças brasileiras no IPBC refletem o momento favorável que vive o país no fortalecimento da cultura da propriedade intelectual. Em visita à CNI, em 13 de abril último, a presidente Dilma Rousseff declarou que o governo assumiu o compromisso de modernizar o INPI. “Nós temos de medir a nossa capacidade de formação e, sobretudo, a nossa meritocracia no que se refere ao processo de inovação e tecnologia em patentes. Patente é imprescindível. Nós temos que gerar patentes no Brasil”, afirmou Dilma na ocasião.
Na agenda dos 10 pontos prioritários para a prática da inovação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela CNI para estimular a prática da inovação nas empresas, a propriedade intelectual ocupa o primeiro lugar. O Programa de Propriedade Intelectual para a Inovação na Indústria, executado pela CNI, dissemina a importância da proteção à propriedade intelectual e capacita técnicos para implementá-la. .
Confira a cobertura do IPBC 2012 no site da CNI no blog do programa de propriedade intelectual da CNI: http://www.propintelectual.com.br
Fonte: Agência CNI