São Paulo – Como usar no Brasil as experiências de sucesso na Europa dos aglomerados de empresas de um mesmo setor que colaboram entre si, os chamados clusters: este é um dos objetivos do seminário que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove nesta segunda-feira, 25 de junho, entre 14h e 17h30, no seu estande na Sial Brasil 2012, o Salão Internacional de Alimentação, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Organizado em parceria com o Al-Invest, fundo de investimentos europeu que financia projetos de expansão de pequenas e médias empresas na América Latina, o seminário apresentará experiências de clusters de alimentos na França, Portugal, Grécia e Itália.
Serão cinco palestras. O consultor Yves Darricau, do cluster Vegepolys, na França, falará sobre a integração entre universidade e empresas no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área de alimentos. Athanasios Tsaftaris, do cluster CERTH, da Grécia, que reúne empresas e laboratórios de produção de alimentos para idosos e diabéticos, explicará como produzir para grupos específicos de consumidores.
Outro palestrante será Nicolas Bertrand, do cluster Organics, que, além de produzir alimentos orgânicos na França, desenvolve embalagens e processos de produção com baixo impacto ambiental. A italiana Alessandra Folli, diretora do cluster Centuria Rit, de Bologna, na Itália, especializado em tecnologias e equipamentos para valorização de produtos tradicionais, abordará a segurança alimentar.
Confira a programação do estande da CNI na SIAL Brasil 2012 no endereço http://www.zaite.com.br/clientesZaite/sial/programacao.php
Serviço
O que: Seminário com dirigentes de clusters europeus de alimentos
Quando: nesta segunda feira, 25.06, das 14h às 17h30
Onde: estande 45/46, da CNI na SIAL Brasil 2012, no Pavilhão Vermelho, ruas A e B do Expo Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme -São Paulo.
Mais informações no telefone (11) 9306-8274 , com Theo Saad, assessor de imprensa do Escritório da CNI em São Paulo.
Fonte: Agência CNI