Parceria com empresa AMK, da Alemanha, e Universidade Tecnológica de Gabrovo, o laboratório permitirá às empresas medir a eficiência energética de seus processos e motores e reduzir custos com energia

O diretor regional do Senai, Marco Secco; o gerente do Senai na CIC, Alaer Cardoso; o engenheiro de aplicação da AMK Bulgária, Kasimir Krustev; e o gerente internacional de vandas da AMK Alemnaha, Slavomir Hunak, na inauguração do laboratório (Gelson Bampi)
As indústrias paranaenses contam agora com um laboratório para medir a eficiência energética de seus processos e motores. Nesta quarta-feira (20), foi inaugurado o Laboratório de Eficiência Energética em Acionamentos Elétricos do Senai Paraná, que é fruto de uma parceria com a empresa AMK, da Alemanha, e a Universidade Tecnológica de Gabrovo (UTG), da Bulgária. A estrutura funciona no Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
“Estamos satisfeitos com essa parceria e com o laboratório que vai atender a empresas de diversos setores do nosso país. Isso vai contribuir com a redução do consumo de energia e com o cuidado com o ambiente”, afirmou o empresário e vice-presidente da Fiep, Nelson Hübner.
O laboratório tem como foco pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Os equipamentos foram desenvolvidos pela filial da AMK da Bulgária, que possui uma parceria de pesquisa com a universidade tecnológica.
“As indústrias têm trabalhado na busca de processos mais eficientes e sustentáveis. Esse laboratório é uma contribuição que o Senai dá a essas empresas que buscam desenvolvimento tecnológico, com o uso de novas alternativas e com redução de cursos”, observou o diretor regional do Senai, Marco Secco, destacando que este é o único laboratório brasileiro com essas características e possibilidades.
Na avaliação do gerente internacional de vendas da AMK Alemanha, Slavomir Hunak, a eficiência energética não é só uma questão de reduzir e poupar, mas de ganhar. “Não só as empresas, mas todo o planeta ganha. Ao melhorar a eficiência energética de seus processos, a empresa garante uma maior performance e desempenho elevado, além de reduzir o consumo energético e poupar o meio ambiente”.
Svilen Rachev, diretor do curso de engenharia elétrica da UTG, e responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos, acredita que a redução de consumo de energia representa um grande fator na politica de produção. “Temos a oportunidade de aperfeiçoar os processos tecnológicos, garantir a mecanização e automação, tendo como resultado o aumento da produtividade”, disse.
Eficiência nas empresas
Com os equipamentos, as empresas poderão ajustar a condição de seus motores e a eficiência energética de seus processos. Uma melhor regulagem dos motores proporciona maior rendimento dos sistemas elétricos e diminuição mensal dos custos de energia elétrica. “A tecnologia utilizada no desenvolvimento dos equipamentos permite que eles sejam levados para dentro das empresas, possibilitando que indústrias de todos os portes e setores possam contar com os serviços do laboratório”, disse Marco Secco.
Além de atender as empresas de todo o Estado, o laboratório também dará suporte na formação de novos profissionais e prestará assessoria às empresas que desejem melhorar seus processos.
As empresas interessadas em uma consultoria do Senai ou em medir a eficiência energética de seus processos, devem entrar em contato pelos e-mails marco.siqueira@pr.senai.br ou ricardo.soares@pr.senai.br.
Fonte: Agência FIEP