Nova opção para tratamento do diabetes tipo 1

Nova classe de medicamentos pode ajudar pacientes com este tipo da doença

Um estudo apresentado no congresso Americano de Diabetes 2102 apontou uma nova opção para o tratamento de pacientes com diabetes do tipo 1: os análogos do GLP-1, uma imitação de um hormônio produzido normalmente pelo próprio organismo. Luciana Pechmann, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba (CDC), explica que o GLP-1 é um hormônio que promove o aumento da saciedade e, consequentemente, a redução da ingestão de alimentos. “Esta redução ocorre pela ação sobre o centro da saciedade no cérebro, além de causar um retardo no esvaziamento do estômago”, fala.

Luciana ressalta que os análogos do GLP-1 já vêm sendo usados por pacientes com diabetes do tipo 2 no Brasil há cerca de um ano, com resultados muito bons. Já para pacientes que possuem o diabetes do tipo 1 os estudos começaram a ser feitos mais recentemente. “O tratamento com insulina é o principal para os pacientes com o tipo 1 e sempre continuará sendo. Porém, agora dispomos de uma nova classe de medicamentos que pode ajudar ainda mais estas pessoas”, afirma.

A endocrinologista destaca que a adição deste tipo de medicamento pode reduzir a secreção de um hormônio chamado glucagon, que em taxas elevadas pode causar o aumento dos níveis de glicemia e dificuldade do controle da doença, o que pode resultar em complicações tardias. “O análogo do GLP-1 administrado neste estudo e apresentado durante o congresso foi o Liraglutide. Esta medicação leva à diminuição de apetite e perda de peso, o que proporciona um melhor controle da glicemia e diminuição dos níveis de insulina utilizados”, finaliza.

Fonte: Centro de Diabetes Curitiba (CDC)