O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou, durante sua 24ª reunião, realizada na manhã desta terça-feira, 26 de junho, a inclusão da modalidade de suprimento de energia elétrica interruptível, ou seja, com necessidade de devolução da energia suprida, para a Argentina e Uruguai.
O montante de suprimento de energia será definido pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e não poderá comprometer a segurança eletroenergética do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Durante a reunião, presidida pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também foram apresentados estudos sobre as condições gerais do suprimento energético ao País.
Os Secretários do MME Altino Ventura (Planejamento e Desenvolvimento Energético) e Marco Antônio Martins Almeida (Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis), confirmaram o equilíbrio entre a oferta e demanda de energia no Brasil. A previsão é de que, em relação ao etanol, haja um leve aumento da oferta.
As informações foram confirmadas pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquin, e o Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Herms Chipp.
A próxima reunião do CNPE está prevista para ocorrer em 4 de dezembro de 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia