FIEPA reúne com mineradoras de todo o Brasil para definição de Instituto de Inovação

Belém – A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) realiza nessa quinta-feira, de 28 de junho, o workshop de instalação do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, um dos principais empreendimentos previstos pelo Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. O Instituto será o único voltado para a atividade mineral e será implantado no Pará devido sua forte característica mineradora, mas também poderá atender demandas de todo o Brasil.

O objetivo do encontro será identificar as demandas do setor em inovação e identificar quais laboratórios, equipamentos e perfil dos profissionais que atuarão no instituto, a fim de atender a demanda do setor. O Instituto será coordenado pelo diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Jefferson Gomes, e terá ainda, contribuições de representantes das indústrias de mineração e de universidades.

Apesar de ser voltado para a mineração, o ISI do Pará terá com atuação transversal com outras áreas de conhecimento. Ele comporá a rede de 23 institutos de inovação que o SENAI implantará no país. Os Institutos atuarão em pesquisas aplicadas com base nas necessidades da indústria em oito áreas estratégicas – produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologia da construção, energia e defesa. Com a criação dos institutos, o SENAI atende a necessidade da indústria de ampliar a prática da inovação.

Segundo o diretor regional do SENAI, Gerson Peres, a ação pretende aumentar a produtividade da indústria por meio da educação profissional e da inserção dos processos de inovação. “Com esses investimentos pretendemos não só treinar e qualificar profissionais, mas trabalhar junto com a indústria no desenvolvimento de tecnologia e inovação tecnológica”, afirma.

Competitividade

O Programa de Apoio à Competitividade é uma iniciativa do departamento nacional do SENAI e contará com investimentos na ordem de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 77 milhões serão aplicados no Pará. O objetivo é aumentar a oferta de formação profissional, de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisas em inovação para a indústria.

Além do Instituto SENAI de Inovação (ISI), o estado terá dois Centros de Formação Profissional do SENAI revitalizados e ampliados, bem como duas novas unidades móveis, de alimentos e soldagem, as quais poderão se deslocar por todo o território paraense, atendendo a demanda das indústrias localizadas na região metropolitana e interior.

Fonte: Agência CNI