Programa de energia inteligente é apresentado em workshop na FIEP

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o coordenador do Programa Smart Energy, apresentado nesta sexta-feira (29) no workshop “Estratégia Paranaense de Geração e uso Distribuído de Energias Renováveis”. Para melhor definir os rumos do processo, foi firmada uma carta de intenções para o desenvolvimento de iniciativas por parte do governo, indústria e universidades, em redes inteligentes, geração e uso distribuído de energias renováveis. Foto: Sayron Schimidt Souza.

O presidente da FIEP, Edson Campgnolo, e o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Félix fizeram a abertura do evento

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o coordenador do Programa Smart Energy, apresentado nesta sexta-feira (29) no workshop “Estratégia Paranaense de Geração e uso Distribuído de Energias Renováveis”. Para melhor definir os rumos do processo, foi firmada uma carta de intenções para o desenvolvimento de iniciativas por parte do governo, indústria e universidades, em redes inteligentes, geração e uso distribuído de energias renováveis.

Também foram firmadas como metas o incentivo a modelos de aplicação para a eficiência energética, a criação de competências locais e uma forma de sensibilizar e educar a sociedade na utilização dessas novas tecnologias. O Smart Energy Paraná é um programa do Governo do Estado que pretende colocar o Paraná, em 10 anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes.

O encontro foi coordenado pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Félix, e realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep. Participaram representantes das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Meio Ambiente, do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), da Itaipu Binacional, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Companhia Paranaense de Eletricidade (Copel).

O Tecpar já possui projetos institucionais em curso, como a Plataforma de Tecnologias Inteligentes, que prevê a experimentação tecnológica e a homologação ou certificação de produtos e processos. Também está em andamento o projeto multi-institucional Costa das Energias Verdes, com o conceito de “habitat de inovação”, para estabelecer um modelo replicável de interconexão de geração distribuída de energias renováveis com redes inteligentes, a formação de competências técnicas e científicas, a atração de negócios em inovação e tecnologia, a consolidação de parcerias de cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento do Litoral.

“O Smart Energy Paraná é um programa mobilizador, capitaneado pelo governo do Estado, via Secretaria da Ciência e Tecnologia, para a atração de investimentos nessa área do Paraná, a criação de competências locais e a aplicação dessa tecnologia na geração, seleção e uso de forma a manter equilibrada a matriz energética, além de mobilizar e congregar iniciativas em torno do mesmo objetivo”, declarou o presidente do Tecpar.

Foto: Sayron Schimidt Souza.

Fonte: ANPr