Senai PR capacita empresas para atenderem as normas do Inmetro

Novos serviços devem atender 300 empresas associadas ao Sindibor-PR. Para para adequação encerra em dezembro

O Senai Paraná anunciou mais um serviço que irá beneficiar o setor produtivo do Paraná. Atento as exigências da Portaria número 444 do Inmetro, que obriga as empresas que atuam no segmento de serviços de reforma de pneus uma adequação às novas normas, o Senai disponibiliza às empresas filiadas ao Sindicato da Borracha (Sindibor), consultorias que contemplam todos os itens pedidos pelo órgão federal. O prazo para as empresas encerra em dezembro de 2012.

Para garantir que as empresas estejam adequadas as novas normas e recebam a certificação do Inmetro, o Senai disponibiliza serviços que vão desde a definição de responsabilidades, a reorganização da planta baixa da empresa, os critérios de uso e armazenamento de materiais, a verificação do produto adquirido, cuidados com a propriedade do cliente, controle dos equipamentos de medição e de produto não conforme, treinamento e qualificação de funcionários, identificação, rastreabilidade e tratamento das não conformidades encontradas na análise da documentação e na verificação in loco pelo Inmetro.

Para o presidente do Sindibor-Pr, Josafat Kubrak, apesar do esforço de conscientização do Sindicato, ainda existem muitas empresas que não se alertaram quanto a isso. “Estamos há dois anos trabalhando nas questões dessa regulamentação e muitas empresas ainda não se adequaram. Por isso solicitamos esse projeto ao Senai. As consultorias atendem à necessidade das empresas e serão importantes para que elas possam se ajustar às normas”, reforça.

Com a nova regulamentação, cada pneu reformado no país vai receber um selo do Inmetro, atestando que ele foi reformado dentro das normas. Por isso as empresas precisam ter o seu processo produtivo aprovado pelo Inmetro. O Paraná tem cerca de 300 empresas associadas ao Sindibor-PR. Outras informações pelo telefone (41) 3271-9367 / 3271-9868 com Ermisson Rodrigues.

Fonte: AgênciaFIEP