6ª Meia Maratona das Cataratas lota hotéis de Foz do Iguaçu

Dos 2.285 atletas que participaram neste domingo (8) da 6ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, exatamente 2.005 são de fora. Eles representam 285 cidades do Brasil e do mundo, entre as quais as europeias Paris (França), Lisboa (Portugal) Barcelona e Madri (Espanha), além das capitais do Uruguai, Paraguai e Argentina, entre outras. A prova foi patrocinada pela Itaipu.

A vinda desses atletas, que normalmente trazem a família ou acompanhantes, concorreu para lotar desde quinta-feira (5) os hotéis de Foz do Iguaçu. Segundo o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Mauro Sebastiany, a competição “cada vez se torna melhor para a economia da cidade”.


Belo cenário: este ano, quase todo o percurso da prova acontecerá dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz (Sindhotéis), Carlos Silva, afirma que a prova “aumenta os ganhos dos estabelecimentos e dos trabalhadores, além de tornar o destino mais conhecido”. “Toda a cidade ganha e colhe os frutos”, completa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Roni Carlos Temp.

Atualmente, a cidade tem aproximadamente 22 mil leitos de hotéis, a sexta maior estrutura do País, mas os investimentos em construção e ampliação permitirão a acomodação simultânea de 27 mil pessoas, em 2014, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo.

Visibilidade

O movimento nos hotéis e restaurantes de Foz do Iguaçu também se reflete nos atrativos turísticos do Destino Iguaçu, como a usina de Itaipu e as compras em Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, a Meia Maratona das Cataratas faz parte da estratégia da Gestão Integrada do Turismo de apoiar ações para que o Destino Iguaçu ganhe ainda mais visibilidade, com repercussões positivas na mídia do Brasil e no exterior.

Números da prova

Os números deste ano confirmam o crescimento da Meia Maratona das Cataratas: são quase 500 atletas a mais do que na edição passada. Dos 2.285 inscritos, 26% são mulheres, segundo Tadeu Natálio, da Associação Pro-Correr, que organiza a competição.
Ele informa ainda que o número de atletas de elite cresceu na mesma proporção: são 35 homens e 17 mulheres, contra cerca de 40 no total, em 2011. Dos 280 corredores locais, 55 são empregados da Itaipu.

Este ano, a principal novidade da prova é que será disputada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, num percurso de 21.097 metros. Tadeu Natálio afirma que a possibilidade de “correr em área totalmente preservada, com oxigênio puro e trajeto sem subidas, vai ratificar a condição da prova como vitrine no país e fora do Brasil”.

As condições da prova, completa ainda, geram ainda mais expectativa de quebra de recordes, nas categorias masculina e feminina.

Do Brasil, o pelotão de elite contará com oito dos 12 atletas mais bem colocados no ranking da Confederação, bem como quatro das dez melhores corredoras. Nas duas categorias, a disputa será mais intensa contra atletas africanos e portugueses.

Bombeiros

Como estará em disputa o “Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná”, em homenagem à corporação, vieram para a meia maratona 112 bombeiros de todo o Brasil. Eles vão se integrar aos demais corredores, mas concorrerão a troféus especiais.

A edição deste ano terá mais uma novidade em relação às provas passadas. Dois atletas cadeirantes – Jaciel Antonio Paulino e Carlos Neves de Souza, que venceram 120 das 148 provas que disputaram, vêm de Santos para vencer o que consideram “o desafio mais fascinante”.

Apoio

Organizada pela Associação Pro-Correr, a 6ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do ICMBio — Parque Nacional do Iguaçu.

A promoção é da RPCTV, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Caixa Econômica Federal, Fundo Iguaçu, Power Ade, Fila, Duty Free Shop e Mabu Hotéis & Resort.
A prova tem supervisão e certificação da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Internacional de Atletismo, e Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.

Fonte: Imprensa Itaipu Binacional