Equipe técnica da Secretaria da Indústria,Comércio e Assuntos do Mercosul debate metas dos contratos de gestão

Técnicos, diretores e presidentes de empresas vinculadas à secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM) apresentaram e debateram, nesta terça-feira (10), as metas dos contratos de gestão firmados com o governador Beto Richa. A reunião foi organizada pelo secretário Ricardo Barros pelo diretor-geral da SEIM, Ercílio Santinoni.

“Foi um ótimo encontro de trabalho, onde pudermos discutir problemas e soluções para o melhor andamento das nossas ações. Estamos trabalhando para superar as metas estipuladas nos contratos e para isso contamos com uma equipe determinada e eficiente”, afirmou Ricardo Barros, ao lembrar que encontros como esse serão repetidos mensalmente.

Participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente Jonel Iurk e representantes da Mineropar, Paraná Ambiental Florestas S.A., Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Instituto de Peso e Medidas (IPEM) e da Junta Comercial do Paraná (Jucepar); além de técnicos da própria SEIM.

ASSUNTOS 

A nova política de atração de empresas, iniciada com o Paraná Competitivo, foi um dos destaques. Em pouco mais de 1 ano e meio o Estado já atraiu cerca de R$ 16,5 bilhões em novos investimentos. Somado a isso a SEIM executa os programas Bom Negócio Paraná e o Fórum Regional das Micro e Pequenas Empresas que movimentam as economias locais com crédito e capacitação aos micro e pequenos empresários.

O presidente da Mineropar José Antonio Zem e a sua diretoria detalharam as ações da empresa com o foco no desenvolvimento social e econômico do Estado. Entre elas o mapeamento geológico-geotécnico do Litoral que está sendo feito para evitar ou minimizar os efeitos de desastres naturais na região.

O eficiente trabalho de orientação da Mineropar impediu uma tragédia ainda maior em Antonina no início do ano passado. Geólogos da empresa inspecionaram alguns morros do município, entre eles o Laranjeira, e alertaram a Defesa Civil que os moradores deveriam deixar imediatamente as suas residências. A medida permitiu que várias pessoas saíssem dos locais de risco antes dos deslizamentos.

As dificuldades financeiras enfrentadas pela direção da Paraná Ambiental Florestas também foram abordadas. O presidente Luiz Malucelli afirmou que a empresa tendo o apoio do Governo do Estado e da SEIM e vai superar as metas do contrato de gestão. Malucelli também salientou a parceria com a SEMA para a execução do programa BioClima.

Já o BRDE executou R$ 700 milhões em operações no primeiro semestre deste ano, valor bem superior ao executado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Segundo o assessor da diretoria, Luiz Fernando Moreira Baena, um dos grandes desafios do Banco é aumentar a sua capilaridade com o estabelecimento de parcerias, termos de cooperação e a ampliação da rede de agentes pela região.

O presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, destacou o processo de regionalização da Junta, com a abertura de seis escritórios no interior no ano passado e com a estimativa da abertura de outros dez em 2012. Akel também afirmou que a informatização dos processos da Junta vai diminuir a burocracia para os empresários, assim como a nova sede, que deve iniciar suas obras em breve e deve trazer mais eficiência aos trabalhos.

A regionalização dos serviços também foi o assunto do Instituto de Peso e Medidas. O diretor-executivo Rogério Moletta apresentou os avanços alcançados pelo órgão nos escritórios de Maringá, Londrina, Guarapuava e Cascavel.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM