Foto: Sanepar / Londrina
A Sanepar e o Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), sediado em Londrina, iniciaram o treinamento de professores pelo programa de educação ambiental Pingo D’Água. Neste ano, serão capacitados 2.440 professores do 5.º ano do ensino fundamental, de escolas municipais de 35 municípios da bacia do Tibagi. O objetivo é torná-los agentes multiplicadores para levar o conhecimento sobre a importância da proteção da bacia para 33.390 alunos, até dezembro.
Em dois encontros, 48 professores de Arapongas e Apucarana foram capacitados. Neste mês, a atividade será realizada com mais 20 professores de Leópolis e 27 de Cornélio Procópio. No Manual do Professor são apresentadas soluções práticas para a implantação e gerenciamento de microbacia hidrográfica, que vão contribuir para a preservação dos recursos hídricos. Entre outros temas, é dada ênfase ao saneamento ambiental e uso correto da rede coletora de esgoto.
Os técnicos da Sanepar, Silvio Fachini e Andréa Fontes da Silva, enfatizam a responsabilidade que cada família tem sobre o sistema de esgoto da sua cidade. A ligação deve ser feita dentro das normas técnicas e na rede somente deve ser lançada água de banho; de descarga do vaso sanitário; de pia; de tanque e de máquina de lavar roupa. A água de chuva deve ser encaminhada para a galeria da prefeitura e resíduos como cigarro, papéis, panos, absorventes, preservativos, cabelo, fio dental, e outros materiais devem ser colocados na lixeira. Óleo de cozinha e plásticos devem ser enviados para reciclagem.
A presidente do Copati, Lúcia Helena Batista Gratão, afirma que o Programa Pingo D’Água está consolidado e cumpre seu papel junto à comunidade. “A formação dos professores como multiplicadores é essencial. Eles são os melhores agentes de disseminação. Envolvidos os municípios, professores e alunos e estamos fazendo com que cada pingo de sensibilização forme a grande bacia”, destaca.
PARCERIA
A Sanepar é parceira do Copati no Pingo D’Água desde sua criação há 11 anos. O Programa coleciona quatro importantes prêmios: Expressão Ecologia – 2003, Ministério das Cidades – 2006, Agência Nacional das Águas (ANA) – 2008 e Ministério do Meio Ambiente – 2010. No total, já participaram 12 mil educadores e 150 mil alunos, de 36 municípios. Neste ano, a Sanepar está viabilizando todo o material didático para professores e alunos. O investimento é de R$ 50 mil; além do recurso, a Sanepar fornece conhecimento e apoio técnico.
Os parceiros do Programa Pingo D’Água, são Sanepar, Consórcio Cruzeiro do Sul, Klabin Papéis, BRF Brasil Foods, Rondopar, Econorte, Tamarana Metais, Companhia Cacique, Companhia Iguaçu, Dori Alimentos, Karamuru Alimentos, Pedreira Ica, Confepar, Tetra Pak, Transportes Coletivos Grande Londrina e Milênia Agrociências.
Fonte: ANPr
