Sebrae/PR e CNPq levam inovação para pequenas empresas de Maringá e Região

Entidades oferecem orientação gratuita a pequenos negócios sobre a importância de inovar, como estratégia para crescer, com o Programa Agentes Locais de Inovação

As micro e pequenas empresas que investem em inovação conquistam novos patamares de desenvolvimento e fortalecem seu legado empresarial. Para auxiliar empresários a identificarem mecanismos para inovar, o Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece orientação gratuita a pequenos negócios de Maringá e Região.

É o Programa Agentes Locais de Inovação, uma proposta pioneira que tem como objetivo disseminar conceitos sobre inovação. Ao todo, 22 agentes locais de inovação, profissionais recém-formados e capacitados pelo Sebrae/PR e CNPq estão preparados para incentivar pequenas empresas a inovar, como estratégia para crescer.

Nos municípios da região noroeste do Paraná, o Programa vai atender empreendimentos de pequeno porte, nos setores do vestuário, metal-mecânico, software, construção civil, agronegócio, móveis e comércio varejista, que são segmentos produtivos importantes para o desenvolvimento das microrregiões.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, os agentes locais de inovação já estão em campo e os empresários interessados em receber as visitas dos profissionais podem entrar em contato com o Sebrae/PR.

“Nossa expectativa é atender mais de 1,3 mil micro e pequenas empresas na região, até 2014, que é o período deste ciclo do projeto. Serão agrônomos, engenheiros, economistas, entre outros, levando a cultura da inovação para as empresas”, explica Marcos Aurélio Gonçalves.

Os 22 agentes locais de inovação são profissionais graduados e foram capacitados para trabalhar diretamente com os empresários, após um processo de seleção e amplo treinamento. A atuação dos agentes locais se divide em etapas: sensibilização das empresas, adesão, primeiro diagnóstico, devolutiva da análise para o empresário e elaboração e execução de plano de trabalho.

“A inovação é possível na pequena empresa e pode acontecer com pequenas mudanças, pequenas atitudes e não, necessariamente, só com o uso de alta tecnologia. E é nesse processo que os agentes locais contribuem, com um atendimento continuado”, observa o consultor do Sebrae/PR.

Após a sensibilização dos empresários, bem como a adesão à iniciativa, a empresa passa por um diagnóstico, que medirá o grau de inovação empresarial. Com os dados, os profissionais têm condições de desenvolver um plano de ação para que o pequeno negócio inove.
“Com a finalização da última etapa do projeto, o agente local volta na empresa para aplicar um novo diagnóstico. A intenção é fazer um comparativo com o antes e o depois da empresa”, observa Marcos Aurélio Gonçalves, do Sebrae/PR.

Os empresários da região interessados em participar do Programa Agentes Locais de Inovação podem entrar em contato com os escritórios do Sebrae/PR, em Maringá, no (44) 3220-3474; em Campo Mourão, no (44) 3523-2500; em Paranavaí, no (44) 3423-2865; e em Umuarama, no (44) 3622-7028. As vagas são limitadas.

Iniciativa pioneira
O Programa Agentes Locais de Inovação foi desenvolvido como um projeto-piloto e aplicado no Distrito Federal e Paraná, em 2008. Com os bons resultados alcançados pelos agentes locais, o Sebrae Nacional decidiu levar essa experiência para outros estados.

A missão de um agente local, nesta proposta pioneira que alia extensão acadêmica e tecnológica, é disseminar conceitos de inovação de acordo com as necessidades e as características de cada empreendimento. A inovação pode se dar, por exemplo, no desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos, ações de marketing e ações no desenvolvimento organizacional das empresas.

Aliada à gestão da qualidade, a inovação pode ser uma solução que auxilia decisivamente para o aumento da competitividade de uma micro e pequena empresa e que, muitas vezes, não requer alto investimento.

Em 2011, o Projeto atendeu mais de 1,8 mil micro e pequenas empresas no Paraná, em diversos segmentos. Do total de empresas sensibilizadas durante a iniciativa, mais de 1,3 mil aderiram à proposta e fizeram a diferença. Entre os resultados alcançados pelas empresas estão o aumento do faturamento, redução de custos, melhoria nos processos, aprimoramento na gestão.

Fonte: Sebrae/PR