O Salão Nobre do Paraná Clube, em Curitiba, ficou lotado na última sexta-feira (13). Mais de mil pessoas estiveram presentes para acompanhar a sétima edição do Troféu Guerreiro do Comércio, evento realizado pela Federação do Comércio do Paraná. Neste ano 51 empresários paranaenses do setor do comércio de bens, serviços e turismo foram homenageados.
Os premiados foram indicados pelos sindicatos filiados a Fecomércio PR, seguindo critérios de tempo de mercado, projeção, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial, gerando oportunidades de trabalho e ajudando a impulsionar o desenvolvimento do Paraná. Os perfis são diferentes: desde comerciantes com décadas de experiência até jovens empreendedores.
“O troféu Guerreiro do Comércio é uma pequena homenagem para os empresários que trabalham incansavelmente para manter seus negócios, mesmo com toda a concorrência que existe hoje em dia”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.
Uma homenagem especial foi entregue “in memorian” aos familiares de Moisés Bergerson, empresário de origem polonesa que criou a maior rede de joalherias do sul do Brasil e que viveu por quase 50 anos no país.
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, receberam a “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná”. Em 44 anos de existência da honraria, os dois homenageados deste ano foram, respectivamente, o nono e o décimo a receber a comenda. “Essa homenagem representa o reconhecimento do trabalho feito pelo cooperativismo e a nossa parceria com o setor do comércio. Essa sinergia nos levou a fazer mais negócios”, afirmou Koslovski.
Luciano Ducci também destacou a homenagem. “Não imaginava receber essa homenagem, mas é reflexo da grande parceria que a prefeitura de Curitiba tem com a Fecomércio. Esse prêmio é muito importante, temos grandes empresários atuando em nosso estado, mas temos diversos pequenos empreendedores que ajudam a movimentar a economia”, disse o prefeito.
Segundo o senador Sérgio Souza, o Paraná tem entidades muito organizadas, que participam ativamente das ações do governo federal. “Uma dessas entidades é a Fecomércio, que sempre está presente nas discussões das pautas.
O presidente Piana conduz a Federação do Comércio a favor do empresariado e esse prêmio só vem a concretizar isso, pois o incentivo é extremamente importante”, comentou o senador.
Durante a solenidade o secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, que representou o governador, Beto Richa, destacou a parceria que o governo estadual tem com a Federação do Comércio e enfatizou a importância da criação do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento.
Fizeram parte da mesa o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o prefeito de Curitiba; Luciano Ducci; o secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Barros; o senador, Sérgio Souza; o deputado federal, Ratinho Jr; o deputado federal, Rubens Bueno; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon; o diretor financeiro da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, (FAEP), João Luiz Rodrigues Biscaia; o presidente do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento e vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná, Ari Faria Bittencourt; o desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca; o comandante geral da Polícia Militar do PR, Coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Entre os presentes estiveram os presidentes dos Sindicatos filiados, empresários, familiares dos homenageados, além de outras autoridades.
Fonte: Comunicação Social Fecomércio
