Iniciativa, do Sebrae/PR e da FIEP, promove dois encontros no município; empresários do varejo e vestuário conheceram produtos e serviços destinados às micro e pequenas empresas
Cerca de 400 empreendedores e empresários do setor do varejo e vestuário de Maringá e Região tiveram a oportunidade de conhecer linhas de crédito voltadas para micro e pequenas empresas ao participarem, nesta semana, de dois Seminários Regionais de Créditos. A iniciativa é do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais.
Na última quarta-feira, dia 18, o Seminário foi realizado para o setor do varejo e, além das palestras, os empreendedores e empresários tiveram a oportunidade de participar de atendimentos individuais realizados pelos representantes das instituições financeiras participantes. Já na quinta-feira, dia 19, o evento foi exclusivo para empresas do vestuário.
O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, destacou a quantidade expressiva de participantes nos Seminários em Maringá. “O que atrai empreendedores e empresários é a vantagem de ter, em um único local, diversas instituições financeiras disponíveis, o que permite conhecer as opções de linhas de crédito que melhor atendam as suas demandas”, enfatizou.
Segundo Marcelo Woff, a iniciativa é fundamental para pequenas empresas que estão se estruturando para crescer, e também para aqueles que querem iniciar um negócio. “Nessas oportunidades, o Sebrae/PR também alerta os empresários sobre a importância de se capacitar e de desenvolver um planejamento financeiro para efetuar uma correta aplicação de recursos, evitando onerar a empresa por tomadas de créditos inadequados”, alertou.
O coordenador de Fomento da FIEP, Eduardo Kossovski, destacou que o evento, assim como nas edições anteriores, foi produtivo e que os resultados positivos aparecem, mais significativamente, após os Seminários. “Os empresários vão usar os conhecimentos adquiridos para analisar as taxas que enfrentam no mercado e verificar se são condizentes com os produtos disponíveis. Com isso, podem negociar melhores possibilidades de crédito.”
Marcos Ferran, técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), parabenizou o formato do evento, em que primeiro é realizada a apresentação dos produtos e serviços das diversas instituições financeiras e, em seguida, os participantes recebem atendimento individualizado para sanar dúvidas específicas. “É um método produtivo, que tem mostrado resultados interessantes”, completou.
O presidente da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) do Noroeste do Paraná – Noroeste Garantias, Ilson Rezende, também compareceu aos Seminários e ressaltou que o evento abre a visão dos empresários, evitando que se limitem às opções oferecidas apenas por uma agência bancária. “A maioria do público permaneceu atenta até o fim, isso mostra que estão interessados e conscientes sobre a relevância da gestão financeira”, frisou.
Empresários
Entre os empresários participantes estava Bruno Vinícius Luz, sócio-proprietário da Nevan Comunicação Visual. Ele conta que, antes do evento, já tinha feito uma pesquisa completa sobre as linhas de crédito disponíveis em diversas instituições, e aproveitou a oportunidade do Seminário Regional de Crédito para sanar dúvidas específicas.
“Nosso objetivo é ampliar a empresa e, para isso, precisamos adquirir mais equipamentos. As palestras foram proveitosas e o atendimento individual foi muito importante para estabelecer contato direto, sanar dúvidas e identificar o produto mais vantajoso. Agora, pretendo continuar as negociações para conquistar o crédito”, assegurou o empresário.
Diferente de Bruno Luiz, a empresária Patrícia Ferrari, que há sete anos está à frente da empresa Espaço D’amore, no segmento de moda íntima, disse que o objetivo de obter crédito é reforçar o capital de giro da empresa. Por isso, aproveitou os Seminários como uma oportunidade para a busca de informações.
“Diante do cenário econômico incerto, é preciso se atualizar para verificar se estamos seguindo o caminho certo e se há opções melhores de crédito. No evento estabeleci novos contatos e pretendo continuar o processo de troca de informações para tomar uma decisão assertiva”, afirmou Patrícia Ferrari.
Mais informações sobre os Seminários Regionais de Crédito ou sobre as soluções do Sebrae/PR podem ser obtidas na sede do escritório regional da entidade, que fica em Maringá, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474.
Parceiros
Para realizar o Seminário Regional de Crédito em Maringá, o Sebrae/PR e a Fiep contaram com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), e do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar); Sindicato Empresarial da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest); e APL do Vestuário de Cianorte e Maringá.
O evento também contou com a participação de representantes e técnicos do BNDES, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); do Banco do Brasil; da Caixa Econômica Federal; do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); do Fomento Paraná; do Bradesco; e da Noroeste Garantias.
Fonte: Sebrae/PR