CMN autoriza câmbio manual em máquinas de autoatendimento

O secretário executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, fala durante reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). Foto: José Cruz/ABr

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (26) medidas que simplificam as operações de câmbio de pequeno valor e proporcionam mais alternativas de acesso e maior capilaridade a esse mercado.

Foi autorizado o uso de terminais de autoatendimento para operações de câmbio manual, preservando a necessidade de identificação do cliente, na forma especificada pelo Banco Central. Também foi eliminada a atual restrição quanto ao tipo de empresa que pode ser contratada como correspondente para executar operações de câmbio manual.

As medidas encontram-se em linha com as ações do Governo Federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes, proporcionando a ampliação da capilaridade e o atendimento ao aumento no turismo esperado nos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos.

Fonte: Banco Central do Brasil/Assessoria de Imprensa