Cursos in company são alternativa para aumentar qualificação no turismo

Cursos in company podem aumentar mão de obra qualificada para megaeventos

Cursos in company podem aumentar mão de obra qualificada para megaeventos. Crédito: Ascom-PV

A realização de cursos in company nas empresas que atuam no turismo é uma saída é um desafio para aumentar o número de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

A opinião é de Alexandre Sampaio, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS). “Esta é uma grande saída e um grade desafio desafio ao mesmo tempo”, afirma.

Sampaio diz que a FNHRBS irá incentivar entre seus sindicatos a uma grande mobilização para encontrar espaços oferecidos gratuitamente no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o apoio do Ministério do Turismo, visando criar clusters (centros de atuação conjunta) de aperfeiçoamento de mão de obra, principalmente para aulas de inglês. “Vários sindicatos de hotéis, bares e restaurantes, em alguns locais do Brasil, já fazem um trabalho diferenciado oferecendo formação profissional rápida e com muita qualidade, colocando a disposição de seus associados contingente de profissionais preparados para a realidade de mercado”, disse.

A importância da parceria e interlocução próxima de várias entidades sindicais, como as unidades estaduais do Senacs, na organização de modelos customizados para atender a hotelaria e a gastronomia, é outro ponto destacado por Alexandre Sampaio para que o mercado e trabalho possa contar com mais mão de obra qualificada.

Fonte: Ascom/CNC