Consumo de energia no mercado cativo da Copel cresce 4% no semestre

O consumo de energia elétrica no mercado cativo da Copel cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em comparação a idêntico período de 2011. Foto: ANPr

O consumo de energia elétrica no mercado cativo da Copel – formado por 3,97 milhões de unidades consumidoras, atendidas diretamente pela concessionária em 393 municípios paranaenses – cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em comparação a idêntico período de 2011.Entre janeiro e junho deste ano, esse mercado absorveu 11,671 milhões de MWh (megawatts-horas) de eletricidade. O aumento da demanda por energia na indústria paranaense (2,1%) foi um dos principais responsáveis pelo incremento, uma vez que a classe representa um terço do mercado cativo.“É um resultado positivo, principalmente porque o Paraná seguiu tendência diferente de grande parte do País, onde houve desaceleração da expansão industrial”, ressalta o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “Ao suprir essa demanda, e ainda o crescimento nas necessidades de consumo residencial, comercial e rural, a Copel prova que seus investimentos têm resultado no fornecimento de energia de qualidade e digna de confiabilidade”, avalia.

De um total de R$ 2,25 bilhões em novos investimentos que a companhia programou executar ao longo de 2012, R$ 1,1 bilhão estão destinados à atividade de distribuição de energia elétrica, que responde pelo atendimento direto ao consumidor final.

A empresa conta com 185 mil quilômetros de linhas e redes de distribuição, 357 subestações – todas automatizadas e operadas a distância – e mais de 400 agências e postos de atendimento por todo o Paraná.

VARIAÇÃO – Dentro do mercado cativo da Copel, além da classe industrial – fomentada pela expansão nos setores de edição e impressão, refino de petróleo e álcool, madeira e alimentos -, as classes comercial e residencial registraram aumento na demanda por eletricidade de 4,3% e 4,6%, respectivamente.

Nestes setores, a alta no consumo de energia foi puxada pelo crescimento nas vendas do comércio varejista e pela continuidade do movimento de expansão do crédito e da renda. A classe rural teve expansão de 8,7%, em decorrência, principalmente, do aumento das exportações do agronegócio paranaense.

O mercado cativo da Companhia compreende 3,135 milhões de residências, mais de 83 mil indústrias, 323,5 mil estabelecimentos comerciais e 376,5 mil propriedades e domicílios rurais. Comparativamente ao número de unidades consumidoras que atendia diretamente em junho de 2011, a Copel realizou, nos últimos 12 meses, 158,5 mil novas ligações na sua área de concessão.

MERCADO LIVRE – O fornecimento de energia a consumidores livres (instalações de grande porte, principalmente indústrias, que podem contratar livremente no mercado as suas supridoras de energia elétrica) pela Copel Geração e Transmissão registrou uma expansão de 44,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O consumo neste mercado atingiu 648 milhões de MW. “Isso se deve ao maior assédio à Copel Geração e Transmissão por parte deste mercado (livre), o que tem resultado na ampliação da carteira de consumidores”, finaliza o presidente.

MERCADO FIO 

Tomando-se um universo mais amplo do mercado da Copel para incluir – além do seu mercado cativo – todos os consumidores livres estabelecidos no Estado e as concessionárias e permissionárias de serviços elétricos que atuam no Paraná, formando o chamado “mercado fio” da companhia, o crescimento do consumo no semestre chegou a 2,2%.
Fonte: ANPr