
Foto: Copel
A Copel vai promover um leilão inédito de energia no mercado de longo prazo, com possibilidade de personalização dos contratos por consumidores livres e potencialmente livres. A proposta é oferecer mais flexibilidade aos clientes, que poderão, por exemplo, escolher o índice de reajuste dos contratos e o período de parada de manutenção – fatores que podem contribuir para o aumento da competitividade. O leilão está marcado para o dia 9 de agosto. Os interessados podem se inscrever até o dia 7.
Estatal paranaense com empreendimentos em nove estados, a Copel oferecerá no leilão a possibilidade de adequação dos contratos às necessidades e características de fornecimento de cada cliente. O modelo é inédito nos leilões do setor elétrico.“Além do índice de reajuste e período de paradas, o consumidor poderá escolher, logo após a fase de lances, itens como opção de contratação de energia extra, preço teto baseado em tarifas cativas, entre outros”, explica o diretor de Geração e Transmissão de Energia e Telecomunicações, Jaime de Oliveira Kuhn. As paradas para manutenção, por exemplo, poderão coincidir com períodos de férias coletivas.
QUEM PODE SER CONSUMIDOR LIVRE
Os consumidores livres e potencialmente livres têm como característica a livre escolha do fornecedor de energia. A energia da Copel pode atender a grandes consumidores localizados em qualquer região do Brasil.Podem migrar para o mercado livre, adquirindo energia de fontes convencionais, as unidades consumidoras de energia que possuam demanda contratada junto à concessionária local superior a 3 mil kW, como indústrias de pequeno e médio portes.
EXPANSÃO
Com três usinas em construção, obras e concessões de linhas de transmissão em oito estados, a Copel iniciou em 2011 a expansão de sua atuação para além das divisas do Paraná. Essas obras são essenciais para garantir nível adequado de confiabilidade no suprimento futuro de eletricidade ao País e irão conferir uma posição de extrema relevância à Copel no setor, já que ela será responsável por operar o sistema que transportará a energia produzida nas hidrelétricas projetadas no Rio Teles Pires, entre os estados do Mato Grosso e Pará, até os grandes centros de consumo.“Os investimentos da Copel procuram seguir o ritmo de crescimento projetado para os próximos anos no seu planejamento estratégico, tanto para a área de geração quanto de transmissão de energia”, afirma Jaime de Oliveira Kuhn.
O planejamento estratégico da Copel tem por meta aumentar a participação relativa da Copel no mercado brasileiro de energia elétrica, com retorno em dividendos para o Governo do Paraná – seu principal acionista – e ganho de escala para a concessionária paranaense, uma das maiores empresas da região Sul.
O edital do leilão e informações complementares podem ser obtidos em http://www.copel.com, no link “Leilão de venda de energia nº 08/2012”.
Fonte: ANPr