O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná promove no dia 13 deste mês debates sobre o Plano Nacional de Empreendedorismo (PNEN), que está sendo elaborado pelo Governo Federal, e as novas normas de contabilidade para as MPEs (Micros e Pequenas Empresas), em discussão no Conselho Federal de Contabilidade. Os temas serão discutidos em reunião do Fórum na sede do Sebrae, em Curitiba. Vão participar entidades, representantes de classe, empresários e interessados.
“São assuntos relevantes que vão impactar no dia a dia dos empresários. Queremos ampliar os debates, ouvir sugestões e críticas, e por meio do Fórum levar essas propostas para serem avaliadas nas audiências públicas promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento e pelo Conselho Federal de Contabilidade”, explica o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que é também o presidente do Fórum.
O Plano Nacional do Empreendedorismo é uma iniciativa do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que tem objetivo de estabelecer um marco normativo para o tratamento das questões relacionadas ao empreendedorismo e à promoção do ambiente favorável aos negócios.
Já o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abriu audiência pública da minuta da ITG 1000 – Modelo Contábil Simplificado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
De acordo com diretor-geral da Secretaria e secretário-técnico do Fórum, Ercílio Santinoni, o evento é o espaço ideal para levantar as reais necessidades do setor paranaense. “Para isso pedimos a colaboração de entidades, representantes e empresários com sugestões e críticas. Vamos trabalhar na confecção de documentos que levem o posicionamento consolidado do Paraná nos dois assuntos”, afirma.
O encontro também vai discutir as linhas de crédito para as MPEs a pedido do comitê de investimento e financiamento do Fórum Nacional.
FÓRUM – O Fórum é a instância governamental que trata dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e aos empreendedores. É formado por cerca de 40 representantes dos poderes públicos estadual e federal, do Sebrae e por entidades de representação empresarial (contábil, bancos e universidades). O Fórum paranaense é considerado referência nacional e foi utilizado como modelo por outros estados.
Serviço:
Reuniões do Fórum na sede do Sebrae.
Rua Caeté, 150 – 1º Andar – salas 04 e 05 – Prado Velho – Curitiba – Paraná.
13/07/2012 – 9h às 17h
4ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Abertura: Presidente do FPME/PR, secretário Ricardo Barros; Palestra Missão de Benchmarking ao Sudeste Asiático, a ser proferida pelo superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, e discussão sobre a Consulta Pública sobre o PNEM – Plano Nacional de Empreendedorismo; Normas Brasileiras de Contabilidade – Debate e sugestões sobre o Modelo Contábil Simplificado para as MPEs, em face de Audiência Pública pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade;
· Debate e sugestões para o Comitê de Investimento e Financiamento do Fórum Nacional sobre Atributos para a Linha de Crédito às MPE’s, conforme solicitação do Fórum Permanente – MDIC.
14/07/2012 – 9h às 17h
7ª REUNIÃO PLENÁRIA
Prestação de contas das ações realizadas no 1º Semestre de 2012 e propostas de trabalho para o semestre subsequente.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEIM