Entidades do G7 conhecem o movimento Paraná Sem Corrupção

Grupo recebeu o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que apresentou a iniciativa articulada pelo Ministério Público do Estado

Representantes do G7 receberam camisetas do movimento 

Presidentes das entidades do setor produtivo do Paraná que compõem o G7, reunidos nesta quarta-feira (1º), em Curitiba, receberam o procurador-geral de Justiça do Estado, Gilberto Giacoia, e outros representantes do Ministério Público. Ele apresentou ao grupo o movimento Paraná Sem Corrupção, articulado pelo MP-PR e que já tem o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). As demais entidades foram convidadas e também devem aderir à iniciativa.

“O G7 é composto pelas entidades que representam 100% do setor produtivo do Estado e este ambiente é propício para debater um tema tão importante como o da corrupção”, afirmou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Ele explica que a Federação aderiu ao Paraná Sem Corrupção porque a iniciativa está alinhada com o movimento A Sombra do Imposto, articulado pela Fiep. “Na terceira cartilha do nosso movimento, lançada em julho, também alertamos sobre o mal que a corrupção causa ao País, abordando seus efeitos sobre a carga tributária”, acrescenta.

Gilberto Giacoia ressaltou que a adesão das entidades é importante para fortalecer o movimento. “O Ministério Público está cada vez mais engajado e busca parcerias para, somando forças, formarmos uma sociedade mais justa”, disse.

O ex-procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que acompanhou Giacoia na reunião, acrescentou que a corrupção acaba desviando o Estado de sua real função, que é garantir os direitos constitucionais de toda a sociedade, inclusive do setor produtivo. “A corrupção interfere até na limpa concorrência e por isso é importante criar uma cultura da legalidade”, afirmou.

No encontro, o promotor Eduardo Cambi, coordenador do Paraná Sem Corrupção, explicou que o movimento já tem uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e que atuará junto a aproximadamente 1,3 milhão de alunos de 2,7 mil escolas da rede estadual de ensino. Cambi entregou aos representantes das entidades do G7 cópias do termo de adesão à iniciativa. A maioria das entidades já se comprometeu a firmar parceria com o movimento, o que provavelmente será oficializado em evento previsto para setembro.

Além da Fiep, compõem o G7 as federações da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomercio), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e da Associação Comercial do Paraná (ACP).

 (Foto: Gilson Abreu)

Fonte: Agência FIEP