O diretor presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, recebeu na última quarta-feira(01) na sede da companhia catarinense, em Florianópolis, o presidente da Eliane Revestimentos, Edson Gaidzinski Júnior.
O encontro buscou a convergência de propósitos entre a distribuidora e o principal consumidor de gás em Santa Catarina, diante das dificuldades econômico-financeiras vivenciadas em razão do forte crescimento do custo do gás para o Estado, que é abastecido por energético importado e que sofre influência cambial.
Como possíveis soluções foram citadas a regulamentação da lei do gás no Estado, a possibilidade das empresas termointensivas adquirirem o insumo diretamente do supridor, ações emergenciais nos aspectos regulatórios, hoje considerado omisso por ambas as partes, além da busca de apoio junto ao Ministério de Minas e Energia através do Conselho Nacional das Indústrias.
No encontrou conclui-se também que os desafios do gás natural em Santa Catarina passam pela diversificação de fornecedores do insumo, assim como pela ampliação do suprimento e investimentos em infraestrutura de distribuição, pois Santa Catarina ainda possui amplo mercado industrial desatendido.
Gaidzinski lembrou que no passado a Eliane fez proposta para que a política comercial da SCGÁS às indústrias fosse retirada gradualmente e apontou as dificuldades financeiras atuais para absorver esse novo posicionamento.
Polêse defende o fim das constantes disputas tarifárias, assim como “a alteração na atual lógica da concessão de distribuição que tem como modelagem a captação no mercado dos recursos para os investimentos, o que aprofunda as desigualdades no abastecimento”.
Fonte: Ascom/SCGÁS