Entidades representativas do setor produtivo do Estado também discutiram, em reunião da Fiep, demandas na área de infraestrutura
O conselho diretivo do Fórum Futuro 10 Paraná, que congrega as principais entidades representativas do setor produtivo do Estado, universidades e outras instituições, reuniu-se nesta quinta-feira (9) na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Em pauta, estratégias para disseminar a cultura da inovação nas empresas paranaenses e o andamento das articulações sobre obras de infraestrutura demandadas pelo Estado.
No encontro, foi apresentado um levantamento sobre o panorama da inovação no Paraná. A análise foi feita pelo Centro de Inovação do Senai. Também foram discutidas metas a serem alcançadas nesta área pelo Estado nos próximos anos, que incluem o aumento do número de registros de patentes e a criação de novos fundos para financiar inovações, entre outras. Os representantes das entidades também definiram algumas estratégias de ação para que os objetivos sejam alcançados.
“Temos o desafio de mudar o comportamento de nossas empresas e criar uma cultura inovadora no Estado”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Nas próximas semanas, o Fórum Futuro 10 pretende iniciar as articulações para colocar as estratégias em prática. Uma das primeiras iniciativas será a apresentação das metas ao governador Beto Richa e outros representantes do Executivo estadual.
Outro assunto debatido na reunião foi o andamento das negociações sobre obras de infraestrutura demandadas pelo setor produtivo paranaense. Foi definido que o Fórum vai priorizar a busca por contatos em Brasília para pleitear a ampliação do número de berços de atracação no corredor de exportação do Porto de Paranaguá. Previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), o projeto tem investimento estimado em R$ 650 milhões.
Fonte: Agência FIEPr
