Pimentel: nova fábrica é resposta a quem acha que crise vai nos afetar com força

Pimentel: nova fábrica é resposta a quem acha que crise vai nos afetar com força

Sorocaba – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse ontem (09), em Sorocaba (SP), que a inauguração da fábrica de automóveis da Toyota “era a celebração da força da economia brasileira”. “Essa é a resposta concreta àqueles que acham que a crise vai nos afetar com força e cercear o crescimento da renda e do emprego”, afirmou.

Ao mencionar a quarta unidade anunciada pela montadora japonesa, prevista para entrar em funcionamento em 2015, Pimentel disse que “o Brasil vai continuar sendo um porto seguro para aqueles que querem investir, gerar riqueza”, afirmou. O ministro representou a Presidenta da República, Dilma Rousseff, na solenidade, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.

A fábrica inaugurada hoje é a terceira da montadora japonesa no Brasil. O investimento de US$ 600 milhões na unidade de Sorocaba vai permitir a fabricação de automóveis compactos e deve gerar 1,5 mil empregos diretos, segundo a montadora.

Em audiência com a presidente Dilma Rousseff, ontem, em Brasília, Akio Toyoda anunciou o investimento de US$ 500 milhões na construção de uma quarta planta no Brasil, desta vez para a produção de motores. “A economia brasileira crescerá sobremaneira e queremos contribuir ao máximo com esse crescimento”, disse Toyoda, na manhã de hoje.

A futura unidade ficará em Porto Feliz, também no Estado de São Paulo. Quando entrar em operação, o índice de nacionalização dos modelos Etios (que será produzido na fábrica de Sorocaba) e Corolla subirá dos atuais 65% para 85%, segundo a montadora.

Crédito da foto: Divulgação


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC