As indústrias do Polo Cerâmico da “Capital da Louça” Campo Largo, realizam de 5 a 16 de setembro, no Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20, a 22ª edição da Feira Nacional da Louça e 13ª Feira de Decoração, Artesanato e Produtos para o Lar. A mostra é uma organização do Sindilouça/PR e do APL-Arranjo Produtivo Local da Louça, conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campo Largo, FIEP – Federação das Indústrias do Paraná, Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná e Eletrobras, Compagas, Caixa Econômica Federal, também recebe o apoio da Incepa e Cocel.
A Mostra
Com 40 expositores, a mostra apresenta aos visitantes a produção e os últimos lançamentos das indústrias de porcelana, cerâmicas, pisos e revestimentos, além de artesanatos e utensílios para o lar. Como diferencial de sucesso da mostra, os produtos são ofertados a preços de fábrica aos visitantes que poderão encontrar jogos de jantar e café de porcelanas, grés e cerâmicas, além de peças de decoração. As peças de reposição e a famosa ponta de estoque são sucesso em todas as edições da feira. A estimativa da comissão organizadora do evento é de receber em torno de 60.000 visitantes, entre turistas e moradores da região metropolitana de Curitiba.
Economia e Geração de Empregos
A cadeia produtiva da louça gera 14 mil empregos diretos e indiretos através das 35 empresas que formam do polo-cerâmico de Campo Largo. A base da economia do município gira em torno das indústrias cerâmicas, o setor é responsável por mais de 50% da arrecadação de ICMS do município, consomem 51% da energia distribuída pela Cocel (distribuidora do município), consomem em torno de 100 mil metros cúbicos de gás natural diariamente. Estes números torna o polo-cerâmico de Campo Largo, líder nacional em produção do setor, as indústrias instaladas fabricam 90% das porcelanas brancas de mesa nacional, 83% das porcelanas da América Latina, 40% das cerâmicas de mesa nacional, 40% das cerâmicas para eletromecânica e ainda 14 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos ao ano.
Produção e exportação
A produção anual estimada do segmento chega a 150 milhões de peças, deste total, 25% a 40% são exportados para os mercados da Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, México e Mercosul. A louça produzida pelas indústrias campolarguenses é artesanal e isto lhe confere beleza e qualidade, com o devido reconhecimento mundial.
Serviço:
22ª Feira Nacional da Louça e 13ª Feira de Decoração, Artesanato e Produtos para o Lar
Abertura oficial: Dia 05 de setembro
Local: Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20 (ao lado da Igreja São Sebastião)
Valor da entrada: 3,00 Reais
Entrada livre: Idosos (acima de 60) e crianças até 12 anos.
Horários: Sábados/Domingos e Feriados: das 10 às 22 horas
Dias úteis: das 14 às 22 horas
Praça de Alimentação: área externa com lanchonetes de comidas típicas
Condução: Linha Curitiba /Campo Largo
Pontos: Rua Fernando Moreira c/ Visconde de Nacar ou Emiliano Perneta c/ Visconde de Nacar.
41-9625-4294Fonte: Moroz Comunicação
