Cerca de 50 projetos desenvolvidos por empresas 100% paranaenses serão apresentados; evento, no Espaço Torres, conta, também, com rodadas de negócios
Ideias inovadoras para produtos, serviços e processos, desenvolvidas por cerca de 50 empresas do Paraná, a maioria de micro e pequeno porte. No próximo dia 21 de agosto, Curitiba será sede de um encontro que vai apresentar inovações prontas para serem absorvidas pelo mercado. São propostas diferenciadas para empresários, representantes comerciais e potenciais investidores, em diversos segmentos econômicos. O evento Novas Ideias, Novos Negócios acontece no Espaço Torres, que fica no Jardim Botânico, a partir das 14 horas.
A mostra vai apresentar os projetos selecionados pelo PAPPE Subvenção Paraná, um consórcio institucional formado pelo Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP-PR), com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em parceria, as entidades criaram um mecanismo para atender a demanda de empresários, sobretudo de micro e pequenas empresas, que buscam inovar, a partir do desenvolvimento ou adequação de produtos ou processos produtivos.
As inovações que chegarão ao mercado atingem os setores da agroindústria; eletroeletrônica; meio ambiente; metalmecânica; nanotecnologia; plástico; saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Durante o encontro em Curitiba, serão realizados painéis com a apresentação de experiências de seis empresários, selecionados pelo PAPPE Subvenção, e rodadas de negócios com todas as empresas participantes da iniciativa, que contará com a presença de potenciais investidores, clientes, fornecedores e representantes comerciais, do Paraná e do Brasil.
No Paraná, o PAPPE Subvenção recebeu 332 projetos para aplicação em inovação e tecnologia, a partir de uma chamada pública, lançada em 2009. Para selecionar os empreendimentos, uma equipe formada por mestres e doutores, de diversas universidades paranaenses, avaliaram, voluntariamente, as melhores propostas. Desse total, cerca de 50 projetos foram escolhidos e os resultados serão apresentados em Curitiba.
Com o PAPPE Subvenção, mais de R$ 13 milhões em recursos financeiros foram disponibilizados, por meio de subvenções não-reembolsáveis (que preveem prestação de contas e contrapartidas), para que os empresários aplicassem no processo de desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos.
As empresas selecionadas estão localizadas nas cinco regiões do Paraná, nas cidades de Almirante Tamandaré, Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Nova Esperança e Sarandi.
De acordo com consultor do Sebrae/PR, Aloísio Cerqueira, a chamada pública do PAPPE Subvenção foi uma grande oportunidade para que os empresários investissem em produtos e em serviços com características inovadoras, aproveitando o apoio e os recursos públicos disponíveis.
“Do lançamento do edital, no qual os empresários se candidataram a receber os recursos, até a etapa final de avaliações e desenvolvimento dos projetos foram dois anos e meio de trabalho. Isso mostra que o modelo de investimento por meio de subvenção econômica não-reembolsável para o desenvolvimento de novos produtos e processos tem um impacto expressivo nas micro e pequenas empresas, na cadeia produtiva, no desenvolvimento local, no conhecimento e na economia do País”, avalia Aloísio Cerqueira.
Para Felipe Couto, coordenador do Núcleo de Capital Inovador do Centro Internacional de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai-PR), vinculado ao Sistema Fiep, a realização das rodadas de negócios, durante o evento, é uma ação assertiva para levar os produtos e serviços inovadores, de fato, ao mercado.
“Muito mais que desenvolver uma inovação é preciso comercializá-la. Quando se concretiza a venda, é, na verdade, o começo do processo. Os empresários selecionados souberam aproveitar o financiamento público e é preciso ressaltar o trabalho deles, que receberam esse estímulo público e os projetos não ficaram apenas no papel”, observa.
Na avaliação de Felipe Couto, a abrangência das áreas econômicas, nas quais os projetos vão impactar, bem como o número de cidades-sedes das empresas demonstram os resultados positivos do PAPPE em não concentrar os recursos apenas em grandes centros.
Aloísio Cerqueira destaca ainda que já foram registrados 30 pedidos de patentes, a partir dos cerca de 50 projetos selecionados, o que representa 60% do total. “Há, também, uma empresa que venceu uma concorrência de uma distribuidora da Petrobras, com um produto desenvolvido com recursos do PAPPE”, conta.
De todas as empresas contempladas com os recursos, 11 ainda estão em incubadoras tecnológicas. “São empreendimentos que ainda não estão no mercado efetivamente, mas estão em um processo de preparação nas incubadoras, que têm como principal característica a inovação e são negócios que precisam de aporte de recursos”, observa Aloísio Cerqueira.
Programação
O evento Novas Ideias, Novos Negócios acontece no próximo dia 21 de agosto, no Espaço Torres, que fica na Rua Pergentina Silva Soares, nº 159, Jardim Botânico.
Às 14 horas, será realizada a abertura oficial do evento. Na sequência, será promovido um painel, que reunirá seis empresas selecionadas pelo PAPPE. Cada empresário terá 15 minutos para dividir com os participantes do encontro quais foram os desafios no processo de desenvolvimento do projeto, o resultado e as expectativas para o mercado.
A partir das 17 horas, começam as rodadas de negócios. O objetivo é reunir, em um único local, os potenciais investidores, clientes, fornecedores e representantes comerciais, do Paraná e do Brasil, para que, a partir do contato direto com os empresários, negócios sejam fechados e prospectados.
“As rodadas de negócio são uma oportunidade para apresentar o produto ou o processo desenvolvido mais detalhadamente. Para isso, vamos acionar, por exemplo, uma rede de anjos investidores, que investem livremente em empreendimentos com potencial e que consideram interessantes”, explica Aloísio Cerqueira, do Sebrae/PR.
Os interessados em acompanhar o encontro do PAPPE Subvenção e participar das rodadas de negócios devem se inscrever no site www.pappe.com.br. Informações, os interessados também podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no
0800 570 0800.
0800 570 0800.O encontro será realizado pelo Sebrae/PR, Fiep e pelo IBQP-PR, entidades que formam o consórcio institucional do PAPPE Subvenção, com o apoio da Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: Agência Sebrae/PR