Percepção positiva sobre o Brasil aumenta depois que turistas conhecem o país, revela pesquisa da Embratur

A percepção positiva sobre o Brasil aumenta depois que o turista conhece o país. É o que revela uma pesquisa, divulgada na sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O levantamento foi feito nos Estados Unidos, para traçar estratégias de divulgação naquele que é o segundo maior mercado emissor de turistas estrangeiros para o Brasil.

Mais de 80% dos norte-americanos que visitaram o Brasil consideram que trata-se de um dos países mais interessantes da América do Sul. O índice cai a 62% entre os que não visitaram.

DIFERENÇA DE OPINIÃO ENTRE OS QUE VISITARAM OU NÃO O BRASIL

Após conhecer o Brasil, mais de 80% dos norte-americanos disse considerá-lo um dos mais interessantes da América do Sul. Fonte: Embratur
Após conhecer o Brasil, mais de 80% dos norte-americanos disse considerá-lo um dos mais interessantes da América do Sul. Fonte: Embratur

“Isso mostra que temos destinos turísticos qualificados, que satisfazem e fidelizam o visitante estrangeiro”, avalia o presidente do instituto, Flávio Dino. A pesquisa ouviu 1.045 pessoas, de todas as regiões dos EUA, entre os dias 16 e 23 de julho desse ano. O público da amostra, que é 52% feminino e 48% masculino, respondeu a perguntas estimuladas sobre vários aspectos característicos do Brasil.

Marcas do Brasil

Em relação às características mais significativas da cultura brasileira, os dados revelam que a música ainda é uma das marcas importantes do país. Praticamente um em cada três norte-americanos reconhece a música Garota de Ipanema como uma canção brasileira, por exemplo.

Além disso, um em cada cinco moradores dos Estados Unidos também reconhece “ícones” da nossa gastronomia, como a caipirinha (com 21% de reconhecimento) e a feijoada (20%). Entre os pontos fortes no turismo, seguem os chamados “atributos naturais”: Cataratas do Iguaçu, com 27%, e Floresta Amazônica, com 39%.

“O resultado comprova que a Embratur acertou ao reforçar a promoção, neste ano, na gastronomia e cultura – como ferramentas de promoção do país no exterior”, avalia Dino. “São duas de nossas apostas na projeção da imagem do país”.

Fonte: Portal Planalto