Catálogo reúne projetos selecionados pelo PAPPE Subvenção Paraná, programa de apoio à pesquisa, e que serão apresentados no próximo dia 21 de agosto, no evento Novas Ideias, Novos Negócios
O Sebrae/PR e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) prepararam um guia com ideias inovadoras, desenvolvidas por empresas paranaenses, a maioria de micro e pequeno porte. O catálogo PAPPE – 50 Ideias de Inovação no Paraná é ideal para empresários, representantes comerciais e potenciais investidores que buscam novidades no mercado.
A publicação, que já está disponível para consulta e download no www.pappe.com.br, serve ainda como um guia para os participantes do evento Novos Ideias, Novos Negócios, organizado pelo Sebrae/PR e Fiep e que acontece no próximo dia 21 de agosto, no Espaço Torres, em Curitiba, a partir das 14 horas.
Com o roteiro em mãos, empresários, representantes comerciais e investidores terão dados detalhados para avaliar a prospecção de parcerias durante rodadas de negócios, programadas para o evento, que tem como foco o PAPPE Subvenção Paraná – Programa de Apoio à Pesquisa a Micro e Pequenas Empresas.
O catálogo PAPPE – 50 Ideias de Inovação no Paraná traz a descrição de produtos e processos, desenvolvidos pelos empresários a partir de recursos financeiros disponibilizados por meio de subvenções não-reembolsáveis, mas que preveem prestação de contas e contrapartidas.
O PAPPE Subvenção Paraná, consórcio institucional formado pelo Sebrae/PR, Fiep e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP-PR), com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibilizou, por meio de chamada pública, em 2009, R$ 13 milhões para empresas que apresentaram projetos de inovação.
As ideias inovadoras, que serão disponibilizadas pelas empresas durante o Novas Ideias, Novos Negócios, oferecem melhorias nos setores da agroindústria; eletroeletrônica; meio ambiente; metalmecânica; nanotecnologia; plástico; saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Entre os projetos apresentados na publicação do Sebrae/PR e Fiep estão inovações como a diversificação do coco e sua produção em larga escala; e a realização de exames para detectar doenças em gado leiteiro sem precisar enviar amostras para laboratório.
Dentre as novidades ainda estão a possibilidade de realizar exames para identificar o sexo do embrião em equinos e bovinos, ainda na gestação; o uso da biotecnologia para garantir qualidade em mudas da banana; e a criação de sensores inteligentes para utilização em sondas autônomas que inspecionam dutos de petróleo.
“As rodadas de negócio são uma oportunidade para apresentar o produto ou o processo desenvolvido mais detalhadamente”, explica Aloísio Cerqueira, do Sebrae/PR. O consultor lembra que os interessados nas rodadas de negócios, para comercializar as ideias inovadoras, precisam inscrever-se no site www.pappe.com.br e fazer o agendamento no dia do evento.
Para Aloísio Cerqueira, a chamada pública do PAPPE Subvenção Paraná foi uma grande oportunidade para que os empresários investissem em produtos e processos com características inovadoras, aproveitando o apoio e os recursos públicos disponíveis.
“Do lançamento do edital, no qual os empresários se candidataram a receber os recursos, até a etapa final de avaliações e desenvolvimento dos projetos foram dois anos e meio de trabalho. Isso mostra que o modelo de investimento por meio de subvenção econômica não-reembolsável para o desenvolvimento de novos produtos e processos é favorável às micro e pequenas empresas.”
Para Felipe Couto, coordenador do Núcleo de Capital Inovador do Centro Internacional de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai-PR), vinculado à Fiep, a realização das rodadas de negócios, durante o evento, é uma ação assertiva para levar os produtos e processos inovadores, de fato, ao mercado.
“Muito mais que desenvolver uma inovação é preciso comercializá-la. Quando se concretiza a venda, é, na verdade, o começo do processo. Os empresários selecionados souberam aproveitar o financiamento público e é preciso ressaltar o trabalho deles, que receberam esse estímulo público e os projetos não ficaram apenas no papel”, observa.
O evento Novas Ideias, Novos Negócios acontece no próximo dia 21 de agosto, no Espaço Torres, que fica na Rua Pergentina Silva Soares, nº 159, Jardim Botânico.
Às 14 horas, será realizada a abertura oficial do evento. Na sequência, será promovido um painel, que reunirá seis empresas selecionadas pelo PAPPE Subvenção. Cada empresário terá 15 minutos para dividir com os participantes do encontro quais foram os desafios no processo de desenvolvimento do projeto, o resultado e as expectativas para o mercado.
A partir das 17 horas, começam as rodadas de negócios.
Fonte: Sebrae/PR