O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou nesta quinta-feira (16/08) que a falta de obras e projetos prioritários para o Paraná no Programa de Investimento em Logística do governo federal causou surpresa e indignação ao Estado.
O secretário relatou encontro ocorrido em Curitiba, no último dia 29 de março, quando o ministro Paulo Passos recebeu um documento do Fórum Futuro 10 Paraná – integrado por diversas entidades de representação e pelo governo estadual – onde foram detalhados os maiores gargalos do Estado.
Outra questão apontada pelo secretário diz respeito à competência técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Paraná. “Temos um excelente diálogo com o DNIT no nosso Estado, que tem técnicos preparados e que conhecem muito bem a nossa realidade”, afirmou.
FERROVIAS
A ligação Maracaju/Guaíra/Cascavel/Paranaguá, já discutida entre Paraná e Mato Grosso do Sul e para a qual a Valec S.A. anunciou a contratação de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, não foi considerada. “Para nossa surpresa veio tudo diferente daquilo que estávamos ajustando há um longo tempo”.
Pelo plano divulgado, o traçado sai de Maracaju e chega a Cascavel, provavelmente por Porto Camargo, e dali segue até Mafra, em Santa Catarina. “Para entender isso estamos tentando mais detalhes junto ao governo federal”, afirmou o secretário da Infraestrutura.
Outro projeto ferroviário também é diferente daquilo o Estado necessita. O trecho proposto no plano da União desce de São Paulo e também chega a Mafra, mas não há detalhes. O governo estadual e produtores paranaenses defendem a construção de um ramal da ferrovia Norte-Sul passando pela região de Maringá e Campo Mourão, Cascavel e pelo Sudoeste do Estado até a divisa com Santa Catarina.
ESTRADAS