Paraná amplia quadro de tradutores juramentados de 46 para 232

Governador Beto Richa acompanhado do presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, presidente da Associação dos Tradutores Públicos do Paraná, Mariano Czaikowski e demais autoridades, empossa 186 tradutores públicos juramentados credenciados na junta comercial do Paraná.Curitiba, 28/08/2012Foto: ANPr

Na foto: o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o governador José Richa e o presidente da Associação dos Tradutores Públicos do Paraná, Mariano Czaikowski. Foto: ANPr

O governador Beto Richa empossou nesta terça-feira (28), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, 186 tradutores públicos juramentados aprovados em concurso promovido pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O Estado contava com apenas 46 profissionais da área e o concurso anterior havia sido realizado há 20 anos. Os novos tradutores prestarão serviços em nove idiomas.

Richa disse que a posse dos novos profissionais ocorre num momento em que o Paraná volta à agenda internacional, atraindo o interesse de empresas, investidores e profissionais estrangeiros. De acordo com ele, o governo está preocupado em atender bem a esta demanda e o concurso para tradutores foi uma demonstração nesse sentido. Richa também destacou o esforço do governo para fomentar a ampliação do comércio exterior.
“Neste último um ano e meio o governo criou a Agência de Internacionalização do Paraná e voltou a ser inserido na agenda de investidores estrangeiros, o que exige serviços de profissionais credenciados”, afirmou. O governador lembrou que o programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo já garantiu mais de R$ 18 bilhões em novos investimentos no setor industrial, com a geração de 90 mil novos empregos.
TRADUTORES
Também chamados de intérpretes comerciais, os tradutores juramentados são responsáveis pelas traduções de documentos oficiais, exigidas por lei em repartições públicas de todo o País.
Foram empossados novos tradutores para nove idiomas: alemão (6), árabe (2), espanhol (72), francês (30), grego (1), inglês (61), italiano (9), japonês (2) e russo (2). Com os novos tradutores, o Paraná passa a ter 232 profissionais habilitados.
De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, em 2013 será realizado outro concurso para a contratação de mais profissionais e para outros idiomas, como coreano, híndi, mandarim, sueco, servo, norueguês e turco. “Com as novas e futuras nomeações podemos oferecer aos paranaenses e às pessoas que vêm trabalhar no Estado profissionais capacitados, que colaborar para o bom desenvolvimento das atividades empresariais”, afirmou.
“A nomeação acontece em um contexto de crescimento econômico e desenvolvimento de oportunidades no Paraná”, disse o presidente da Associação dos Tradutores Públicos do Paraná, Mariano Czaikowski.
AGÊNCIA 
Lançada no início deste ano, a Agência de Internacionalização do Paraná faz parte do programa Paraná Competitivo e representa o esforço do governo para consolidar um bom ambiente de negócios no Paraná a partir da associação entre diversas entidades ligadas ao comércio exterior, como empresas, pessoas físicas, instituições do setor privado, entidades associativas e os poderes públicos estadual e municipal. A agência é presidida pelo industrial Rui Lemes.Participaram da cerimônia o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva; a representante do secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Tânia Ribas; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; e alguns cônsules.

Fonte: Imprensa SEIM