Adaptar a rotina às condições climáticas é a dica da pediatra Claudete Closs, da Secretaria Municipal da Saúde, para enfrentar os dias quentes e secos desse final de inverno. Os cuidados, lembra a médica, devem ser observados por pessoas de todas as idades e vão além das roupas e da alimentação leves.
Para diminuir o desconforto causado pela temperatura elevada, orienta Claudete, não é preciso deixar de fazer a atividade física predileta. Basta evitar os períodos mais quentes e, durante a prática e ao longo do dia, beber bastante água. “Mas tem que ser água mesmo porque os sucos artificiais e refrigerantes contêm sódio, que retém líquido e faz o organismo inchar”, observa.
A higiene constante dos ambientes também merece atenção diferenciada. Como é necessário deixar os ambientes com as janelas abertas na medida do possível, a limpeza constante é necessária. Só que ao invés de vassouras, alerta a médica, é melhor dar preferência ao pano umedecido com água para fazer esse trabalho. Com isso é possível livrar residências e áreas de trabalho do pó e evitar que ele se espalhe e não ocasione a irritação das mucosas principalmente das pessoas predispostas a quadros alérgicos.
Outra dica para diminuir o desconforto causado pelo ar seco na hora de dormir e mesmo durante o dia, é usar uma toalha molhada. Segundo Claudete Closs, a toalha pode ser mergulhada numa pequena quantidade de água colocada em uma bacia ou balde. Essa quantidade deve ser suficiente para manter o tecido umedecido e, ao mesmo tempo, pouca para causar acidentes domésticos em locais onde haja crianças. Assim, se uma criança puser o rosto na bacia e se desequilibrar, não correrá o risco de afogamento.
Fonte: SMCS