Desoneração da folha de pagamento estimula criação de empregos pela Indústria

Medida anunciada pelo governo nesta quinta-feira, 13 de setembro, atende à
reivindicação da CNI,  pois reduz  os custos das empresas e aumenta competitividade do país

Ao estender a desoneração da folha de pagamento para outros setores da economia, o governo atende a uma reivindicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  A instituição avalia que a redução dos custos melhora a competitividade das empresas e estimula o emprego. “A indústria precisa pagar menos impostos para produzir mais, contratar mais trabalhadores e gerar mais renda na economia brasileira. Com a redução dos custos, vamos aumentar a competitividade do produto nacional e toda a população sairá ganhando”, afirma o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Pesquisa feita pela CNI no primeiro trimestre de 2012 com 262 empresários revelou que a principal medida de uma reforma no sistema tributário brasileiro, com 82% das indicações, deveria ser a desoneração da folha de pagamento.  Em segundo lugar, com 64% das menções, os empresários indicaram a redução da burocracia para o pagamento de impostos. De acordo com a pesquisa, 95% dos empresários disseram que a reforma tributária deve ser a prioridade número um do país.  “A diminuição dos tributos tem um peso muito importante para incentivar os investimentos do setor produtivo e elevar a competitividade brasileira”, diz Castelo Branco.

A CNI participa das discussões sobre a desoneração da folha de pagamentos em uma comissão formada por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. O objetivo é avaliar os resultados econômicos e os impactos fiscais da medida.

Fonte: Gerência de Jornalismo da CNI