Sebraetec facilita acesso de micro e pequenas empresas à inovação

Com o Programa, empresários têm auxílio para desenvolver projetos inovadores, que são subsidiados pelo Sebrae; objetivo é promover a competitividade empresarial por meio de uma cultura inovadora
 
O acesso à inovação ainda é um desafio para muitas micro e pequenas empresas. A falta de informação, de conhecimento e de dinheiro para investir são, na opinião de especialistas, os maiores entraves para que os empresários apostem em uma cultura de inovação e tecnologia.
De olho nesta realidade, o Sebrae atua, em todo o País, com ações para auxiliar empresas de micro e pequeno porte a encontrarem soluções pontuais para incorporar a inovação no ambiente corporativo. Dentre as iniciativas está o Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adriano Pereira da Silva, o Sebraetec atua com foco no aumento da competitividade por meio da inovação de estratégias e procedimentos, como a redução de desperdícios, aumento de produtividade, e investimento na adequação de produtos e serviços.
“É preciso desmistificar a ideia de que inovação só acontece a partir de altos investimentos em alta tecnologia. Na realidade, inovar é uma condição necessária para se manter no mercado e o Sebraetec facilita o acesso à inovação e à tecnologia”, enfatiza Adriano da Silva.
Nos últimos dois anos, o consultor do Sebrae/PR informa que foram atendidas em torno de 50 empresas somente em Umuarama, na região noroeste do Paraná. “Algumas aumentaram em até 40% a produtividade, garantindo um impacto significativo no resultado final. Por isso, queremos reforçar que é possível inovar para conquistar um melhor posicionamento no mercado”, destaca.
O Programa, explica ainda Adriano da Silva, é dividido em soluções, que incluem as modalidades ‘serviços tecnológicos básicos’ e ‘serviços tecnológicos avançados’. Já os projetos podem ser desenvolvidos em diversas áreas, como alimentos seguros, meio ambiente, design, visual de loja, layout, eficiência energética, normalização, processos produtivos, propriedade intelectual, tecnologia da informação e comunicação, estudo de viabilidade técnica e econômica, certificação e consultoria para o aperfeiçoamento tecnológico de máquinas e equipamentos.
Toda ação de tecnologia e inovação desenvolvida através do Sebraetec  é subsidiada pelo Sebrae/PR, em 80% do valor, e  realizada por entidades com expertise em áreas de ciência, tecnologia e inovação.
A partir desse benefício, cabe às empresas contribuírem com 20% de contrapartida financeira, de acordo com o tipo de serviço atendido. E, para pagar o valor, o empresário pode optar pelo Cartão BNDES para Micro e Pequenas Empresas, que é uma linha de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para soluções em inovação e tecnologia.
Na prática
Ana Maria Mendes Martins Rahal, empresária da Farmácia Laborderm, em Umuarama, aproveita as vantagens do Sebraetec há vários anos, na área de controle de qualidade e em aperfeiçoamento de equipamentos. Há 25 anos atuando no mercado de farmácia de manipulação, Ana Maria diz que decidiu participar do Programa para garantir ao consumidor a qualidade e exatidão dos medicamentos.
“Sempre buscamos manter nossa empresa dentro dos padrões de qualidade, e o auxílio do Sebrae/PR tem sido muito importante porque recebemos subsídios para fazer a calibração de nossos equipamentos de medição, que é um procedimento oneroso, e ainda receberemos a certificação do Sebrae/PR. Isso significa que vamos poder garantir aos clientes que os nossos equipamentos fazem medição correta, seja de peso, temperatura, entre outros”, salienta.
O gerente da Panificadora Real de Umuarama, Paulo Gabriel Mendes, também aproveitou as vantagens do Sebraetec este ano, só que na área de alimento seguro e boas práticas de fabricação. Ele informa que há oito anos a empresa participou do Programa e, agora, busca se reciclar e se adequar às normas de qualidade.
“Ao longo do tempo ocorrem mudanças nas normas padrão. Então, estamos nos atentando a procedimentos e detalhes relacionados a armazenamento de alimentos, higienização e manipulação de alimentos. Também almejamos conquistar a certificação de qualidade e, para isso, vamos contar com o acompanhamento de um nutricionista”, enfatiza, satisfeito com os métodos de capacitação do Sebrae/PR.
Paraná
Em 2011, o Sebraetec, no Paraná, recebeu 643 demandas de micro e pequenas empresas para melhorar processos em diversas áreas como design, meio ambiente, certificação, entre outros. Para 2012, a expectativa do Programa é atender 1.770 empresas de pequeno porte, o que movimenta em torno de R$ 7 milhões em recursos investidos.
Como funciona
Para ter acesso às soluções disponíveis no Programa Sebraetec, os empresários devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no   0800 570 0800, ou com os escritórios da entidade ou, ainda, no site www.sebraepr.com.br/sebraetec. Em Umuarama, o escritório fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone  (44) 3622-7028.
Fonte: ASN