O Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação de Indústrias do Paraná e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos começaram as discussões sobre logística reversa de resíduos sólidos. Na segunda-feira (17), foi criado um comitê das indústrias paranaenses para debater o assunto durante workshop realizado pelos dois órgãos.
Cerca de 150 representantes de setores empresariais participaram do workshop. “Eles estão interessados em apresentar suas propostas de termo de compromisso para logística reversa, o que nos faz acreditar que o Paraná está na vanguarda das discussões do compartilhamento de responsabilidade dos resíduos sólidos”, avaliou Jonel Iurk, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Segundo João Cesar Rando, presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o diálogo é fundamental para o processo de implementação da logística reversa. “As discussões permitem que as partes caminhem em compasso com a política nacional para o setor”.
Participaram representantes dos seguintes segmentos industriais: baterias automotivas, pilhas e baterias; produtos eletrônicos e seus componentes; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; filtro de óleo e óleo lubrificante automotivo; pneus; resíduos da indústria automotiva; resíduos da construção e demolição; óleo comestível; cigarros; alimentos/embalagens; bebidas/embalagens; embalagens de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; embalagens de medicamentos e produtos de uso humano; embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário; produtos de limpeza e afins; agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; embalagens que após o uso constituam resíduos perigosos.
SERVIÇO