Dia do Coração: Cardiologista alerta, atividades físicas irregulares podem causar infarto

No dia 25 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. Alexandre Cury, cardiologista do Laboratório Frischmann Aisengart, lembra que a prática de atividade física é extremamente benéfica para a saúde mas, se praticada de forma irregular, pode causar problemas que vão desde sobrecargas articulares até infarto do miocárdio. Isso acontece porque, quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. Uma das consequências é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca de forma súbita, segundo alerta o especialista.

Cury explica que essa sobrecarga do músculo cardíaco provoca necessidade de maior quantidade de oxigênio, podendo ocasionar sofrimento do músculo cardíaco e infarto agudo do miocárdio. O especialista orienta aos iniciantes visitar um cardiologista ou médico do esporte com o objetivo de avaliar as condições clínicas e planejar um tipo de esforço físico que o sistema cardiovascular tolere. O cardiologista também lembra que o risco de infarto seguido de morte é observado também entre os jovens, principalmente os obesos e os sedentários.

O especialista reforça que, se bem orientado, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração e dos vasos. Dentre as muitas vantagens, ajuda a controlar a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. “Além, é claro, de outros benefícios, como auxiliar na perda de peso, prevenção da osteoporose, melhora do humor e da auto-estima”, diz.

Fonte: Laboratório Frischmann Aisengart