MMA mostra aos empresários a necessidade de se planejar a ocupação do território brasileiro, na sua amplitude continental, costeira e marinha
“Destacamos, ainda, os desafios para integração do ZEE com outros instrumentos de planejamento, além de discussões sobre as conexões com outros instrumentos da própria política ambiental, como o licenciamento”, pontuou o diretor do MMA. Do mesmo debate participaram, ainda, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, que está finalizando a realização do ZEE, e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam), Paulo Ellery Lustosa, que apresentou os desafios para o ZEE no Ceará.
CAATINGA
Outro assunto abordado durante o encontro foi o manejo florestal sustentável da Caatinga. O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Antônio Carlos Hummel, apresentou uma linha de projetos recém aprovada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal em parceria com o Fundo Clima, para apoio à qualificação profissional para técnicos de nível médio e extensionistas. O objetivo da ação é promover eficiência energética nas indústrias que consomem lenha e assistência técnica para manejo florestal na caatinga e compromissos com a origem sustentada do insumo.
Os recursos aplicados serão no valor de R$ 5,4 milhões. Serão atendidas mais de 600 famílias de assentamentos rurais com assistência técnica, capacitados 190 extensionistas de assistência técnica de extensão rural e em torno de mil estudantes de escolas técnicas em técnicas de manejo florestal. O diretor do SFB também ressaltou outras ações do órgão no Nordeste em parceria com os estados, como o Inventário Florestal Nacional, já com previsão de atuação nos estados de Sergipe, Ceará e Bahia.
A agenda da economia dos ecossistemas e da biodiversidade fechou as discussões da 6ª Reunião do Coema. A diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Daniela Suarez, apresentou a evolução da agenda no MMA, que conta com a parceria da CNI.