Estado e prefeitura assinam acordo para agilizar abertura de empresas em Curitiba

Na foto, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel e o secretário de Finanças do município, João Luiz Marcon. Foto: Divulgação

Curitiba será a primeira cidade do Paraná a contar com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Rede SIM). O sistema agiliza a abertura de novas empresas, pois integra todos os serviços num único local: a Junta Comercial do Paraná.“Com a integração, além da redução do tempo para abrir uma empresa, haverá diminuição de custos ao empreendedor”, explicou o presidente da Junta, Ardisson Akel. De acordo com ele, o sistema terá alcance nacional e será estendido para todos os municípios paranaenses.

Akel informa que para solicitar o registro de uma empresa o cidadão que comparecer aos escritórios da Junta Comercial poderá obter a inscrição na Receita Estadual, o alvará de funcionamento expedido pela prefeitura do município e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitido pela Receita Federal.

Segundo ele, o Paraná foi escolhido para desenvolver um projeto-piloto do modelo que será replicado para todo o País. O projeto nacional foi denominado Projeto Integra e reúne as juntas comerciais estaduais, o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) e Sebrae. O sistema é inspirado no programa Minas Fácil.

CURITIBA 

O convênio entre a Junta Comercial do Paraná e a Prefeitura de Curitiba foi assinado pelo presidente do órgão estadual e pelo secretário de Finanças do município, João Luiz Marcon. “Curitiba será modelo para o sistema. Todo o processo será eletrônico e a ideia é que em cinco dias úteis a pessoa consiga tirar todos os documentos necessários para a abertura de uma empresa”, disse Marcon.Segundo ele, a Prefeitura de Curitiba já tem o sistema interligado com a Receita Federal e a média de tempo para a abertura de uma empresa no município é de 30 dias. No Brasil, a média é de 87 dias. “Com o convênio haverá uma única plataforma digital para troca de informações, que estará em pleno funcionamento a partir do ano que vem”, destaca o secretário.

Fonte: ANPr