CONSUMIDOR ESTÁ OTIMISTA, REVELA PESQUISA DA CNI

INEC é 0,7% superior a setembro do ano passado e se mantém estável há três meses

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) de setembro ficou praticamente estável em relação a agosto.  Foi o terceiro mês consecutivo em que o indicador se manteve no mesmo patamar, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 28 de setembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  “O indicador está estabilizado em um patamar elevado. Isso aponta que os consumidores continuam otimistas. Na comparação com setembro de 2011, o INEC teve alta de 0,7%”, diz o economista da CNI Danilo Garcia. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios de todo o Brasil, entre os dias 17 e 21 deste mês.

Entre os componentes do INEC, o de expectativa de inflação caiu 2,1% em setembro ante agosto. “Essa queda no indicador pelo quarto mês consecutivo aponta maior pessimismo com relação à evolução dos preços nos próximos seis meses”, diz a pesquisa. O componente de endividamento mostrou que a dívida das famílias cresceu pelo segundo mês consecutivo, com a queda no indicador de 3,7% em relação a agosto e de 1,6% na comparação com setembro do ano passado.

O indicador de intenção de compra de bens de maior valor cresceu 1,9% no mês. A expectativa de renda pessoal melhorou 2,4%. A expectativa de desemprego caiu 2,3%  em relação a agosto.

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor

20120928105622365787e

Fonte: Agência CNI