Dois dos três trechos a serem dragados no primeiro lote da dragagem de manutenção do Canal da Galheta foram concluídos em Paranaguá. A área Bravo 1 foi completamente dragada e a área Alfa depende de alguns retoques, cerca de 5% do volume. O mau tempo dos últimos dias e o mar agitado atrapalharam os trabalhos.No entanto, mesmo com as dificuldades climáticas, a produtividade da dragagem está acima do estimado e os trabalhos no lote 1 – que abrange a entrada do Canal da Galheta até Paranaguá – devem estar concluídos em 30 dias. Agora, a draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no trecho Bravo 2. Até agora, cerca de 45% do volume a ser dragado desse trecho foi concluído.
“Estamos concluindo mais um dos compromissos do governador Beto Richa de regularizar as condições de navegabilidade do Porto de Paranaguá. Nos próximos meses, vamos fazer o mesmo para o Porto de Antonina”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Na área Bravo 2, que é a mais distante da área de despejo, a draga tem feito cerca de três viagens por dia, porque o ciclo de trabalho da draga – que é contado desde a retirada do sedimento, ida e volta da área de despejo – está levando cerca de oito horas para ser concluído.
Antonina – De acordo com Dividino, a próxima medida será o início dos trabalhos de dragagem do lote 2, que compreende o canal de acesso ao Porto de Antonina. “Esta dragagem será feita paralelamente ao trabalho que está sendo feito em Paranaguá. Uma segunda draga, de menor porte, virá para fazer o serviço”, disse.
O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos. Para isso, será usada uma draga com capacidade de cisterna de 5 mil metros cúbicos. A draga que está trabalhando no canal de acesso ao Porto de Paranaguá é bem maior, com 17 mil metros cúbicos de cisterna, não sendo adequada para fazer os trabalhos em Antonina.
A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina começou no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Antes dos trabalhos, havia pontos com 13,10 metros de profundidade. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.