Fruto de parceria entre entidades de apoio aos pequenos negócios, espaço exclusivo para empresários e futuros empresários funciona na ACP
O mais novo Ponto de Atendimento ao Empreendedor, instalado na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba, já está funcionando. A inauguração do espaço, exclusivo para empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, foi na última segunda-feira, dia 8.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma parceria entre ACP, Sistema de Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná (Sicoob-PR) e Sebrae/PR.
“O espaço facilitará a vida dos empreendedores, empresários e futuros empresários, porque nossos consultores estarão aqui para atender as demandas”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, na inauguração do Ponto de Atendimento. Segundo ele, é importante para o Sebrae/PR ter o espaço dentro da ACP, “uma instituição centenária, matriarca de todo o sistema empresarial paranaense”.
Na avaliação do presidente da ACP, Edson José Ramon, “faz parte da missão da ACP contribuir para o empresariado, para o associado e para o empreendedor”. “Essa parceria faz parte de um contexto e não podia ser diferente. O empreendedor e o empresário terão informações sobre gestão, finanças, bem como orientações tributárias, trabalhista e jurídica.”
O presidente da ACP informou ainda que, no Ponto de Atendimento ao Empreendedor, haverá um posto da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), para acelerar e orientar a abertura de empresas, para promover alterações contratuais e para disseminar conceitos sobre gestão.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, a parceria com a ACP e o Sicoob é fundamental. “Estaremos instalados dentro da Associação Comercial do Paraná, consolidando uma parceria que já vem dando frutos bastante interessantes e que agora tem o prazer e o privilégio de se colocar à disposição do empresário, com uma estrutura especial.”
Allan Costa disse que o Sebrae/PR não faz nada sozinho, razão pela qual são importantes as parcerias com outras entidades. O diretor-superintendente destacou também a necessidade da presença física do Sebrae/PR no centro de Curitiba, na região mais populosa da capital paranaense, onde milhares de empreendedores circulam diariamente. “A partir de agora, vão poder contar com o apoio e os serviços que o Sebrae tem a oferecer.”
“A ACP abriu suas portas, montou esse espaço para que os empresários tenham condições de obter sucesso nos negócios. O Sebrae tem expertise em gestão. A Junta Comercial, em abrir negócios; o Sicoob em financiar, e a ACP, em dar apoio”, disse Virgilio Moreira Filho, presidente do Sicoob-PR.
Para o gerente regional do Sebrae/PR no centro-sul do Estado, José Ricardo Castelo Campos, o centro de Curitiba possui uma das maiores concentrações de empresas da cidade, portanto o novo Ponto de Atendimento facilitará ainda mais o acesso de empreendedores e empresários às soluções disponibilizadas pelo Sebrae/PR.
“A ACP vê nesse espaço um diferencial. Uma forma concreta de cumprir, principalmente, a sua missão que é de fortalecer o comércio e o empresariado de Curitiba. É um espaço que vai oferecer inúmeras atividades juntas. Se necessário, ampliaremos os serviços na medida que surgirem novas demandas”, afirmou Iroclê Wycrota, coordenadora do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, na ACP.
Como funciona
Dentre os serviços a serem oferecidos no Ponto de Atendimento ao Empreendedor na ACP estão atendimento empresarial, consultorias especializadas (em áreas como finanças, gestão de pessoas, planejamento empresarial e marketing), palestras, minicursos, auxílio na abertura de empresas, esclarecimentos sobre legislação e outras soluções para micro e pequenas empresas iniciantes ou avançadas.
Até o final do ano, além desses serviços, informa o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Cantero de Castro, o Ponto de Atendimento contará com uma programação extensa. Em outubro, serão duas palestras de marketing e uma consultoria especializada em finanças e planejamento. Em novembro, uma palestra e uma consultoria especializada em marketing, bem como outra consultoria de finanças e planejamento. Na programação de dezembro, uma palestra sobre planejamento e consultorias individuais de finanças e planejamento.
O objetivo do Sebrae/PR é que os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas recebam no Ponto de Atendimento na ACP as mesmas soluções e serviços propostos em seu escritório regional. “Esse novo espaço fará com que os empresários possam ter um atendimento em tempo menor, com mais agilidade”, constata Marcelo de Castro.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma parceria entre o Sebrae/PR, a ACP e o Sicoob-PR. O serviço funciona na Rua XV de Novembro, 621 – 1º andar. O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18 horas. O telefone de contato é (41) 3320-2993.
Fonte: Sebrae/PR