Novas normas visam melhorar o acesso dos leituristas
A equipe técnica da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel está estudando novas regras para a instalação do padrão de entrada de energia elétrica. A intenção é fazer com que a instalação não dificulte a leitura dos medidores, mesmo com os portões fechados.
Com o grande número de novas construções na cidade o perfil das residências e moradores está mudando. Carlos Conrado Krzyzanovski, gerente da Divisão Comercial da Cocel, informa que os leituristas tem tido muita dificuldade para verificar os medidores dos condomínios e que a maioria dos moradores não está em casa no período comercial, quando é realizada a leitura. “Não podemos mais contar que o morador estará em casa para abrir o portão quando o leiturista chegar”, afirma Carlos Conrado.
Muros, grades e cães soltos são os motivos mais frequentes que impossibilitam o acesso aos medidores da Cocel. Quando é impossível verificar a leitura mensal, a cobrança da fatura é calculada de acordo com a média de consumo dos doze meses anteriores – conforme determina a Resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Após três ciclos de faturamento seguidos calculados pela média, se a impossibilidade de realização de leitura continuar, o quarto mês será emitido apenas cobrando o custo de disponibilidade e o consumidor será notificado: terá um prazo de 30 dias para padronizar a entrada de serviço, sob risco de suspensão do fornecimento de energia.
Franklin Lopes Klock, engenheiro da Cocel, informa que está estudando o modelo de padrão mais adequado, e que os consumidores terão um período de tolerância para se adequarem às novas normas. “Quando tivermos a definição nos reuniremos com as construtoras, eletricistas e associações para divulgarmos o novo padrão técnico”, completa. Atualmente a Cocel atende 42.700 unidades consumidoras, sendo que 1.100 foram ligadas no primeiro semestre deste ano.
Os consumidores que não deixam o medidor acessível aos leituristas podem temporariamente informar a leitura à Cocel – até que padronizem. As datas de leitura estão informadas nas faturas, e é possível informar a leitura diretamente na Agência Virtual da Companhia. O link para a Agência Virtual está disponível no site http://www.cocel.com.br. Basta realizar o cadastro no primeiro acesso para poder informar leitura, solicitar serviços, informações, sugerir melhorias e reclamar.
Fonte: Imprensa Cocel