Uma das novidades este ano é inscrição para doação de medula óssea, feita pelo Hospital de Clínicas; quem passar pela Praça também poderá fazer massagem terapêutica e exames gratuitamente
O Dia Mundial do Pão será comemorado com uma grande ação para a comunidade dia 16 de outubro, das 8 às 17 horas, na Praça Ruy Barbosa, centro de Curitiba.
A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná – Sipcep, ao lado dos parceiros Moinhos Anaconda, Regional Matriz e Sesi Paraná. Quem doar um livro leva pra casa quatro pães. As doações serão revertidas para bibliotecas públicas de bairros carentes.
Uma das novidades este ano será a inscrição de voluntários, com idade entre 18 e 55 anos, que coleta de sangue para teste de compatibilidade de doação de medula óssea. Os testes serão feitos pelo Hospital de Clínicas e os inscritos farão parte de um banco de dados nacional contribuindo para os transplantes de medula em pacientes com doenças hematológicas como a leucemia. O objetivo é ampliar o banco de dados já que a chance de compatibilidade é rara, de 1 para cada 100 mil doadores.
“Nossa intenção é integrar a comunidade na data que comemora o alimento mais presente na mesa das famílias, o pão. É uma ação dinâmica, de duas vias. Quem participa tem vários serviços gratuitos e ainda leva pão para casa, com a doação de um livro” – diz o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.
Profissionais do Sesi vão atender a população com teste de visão, aferição da pressão arterial e do IMC (índice de massa corporal). A Regional Matriz vai disponibilizar brinquedos para as crianças e massoterapia, massagem terapêutica que estimula a circulação sanguínea e linfática.
Concurso de sanduíche
O Dia Mundial do Pão, evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná – Sipcep, será aberto este ano com a etapa final do concurso de sanduíche e redação que tem como tema “Pão, pra que te quero”. Os concursos tiveram como participantes alunos dos 45 colégios Sesi em todas as regiões do Estado.
Após várias etapas, cinco finalistas do Concurso de Sanduíche foram selecionados e disputam o primeiro lugar ao improvisar uma receita criativa e inédita de sanduiche. Depois de provar as receitas, uma banca de jurados atribuem notas individuais em vários quesitos de avaliação, entre os quais a originalidade da receita.
Os ingredientes para compor os sanduíches serão conhecidos na hora pelos participantes sendo este um dos motivos do nome da competição: Desafio do Chef. “É uma forma de estimular a competição saudável entre os jovens e divulgar o pão, que estará na base de todas as receitas dos sanduíches” – diz o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sipcep