IPD Eletron discute automação

O IPD Eletron – instituto de pesquisa e desenvolvimento criado pela Abinee – realizou, no dia 17 de outubro, encontro do seu Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A reunião, coordenada pelo presidente do Instituto, Fabián Yaksic, teve a participação do gestor da Rede SENAI Automação, Marcos Dias de Paula e do pesquisador do Grupo de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento de Soluções (GAESI), Sérgio Luiz Hoeflich.

Marcos Dias apresentou as atividades da Rede SENAI Automação, desenvolvendo o tema “A modernização aumentando a competitividade”. Ele destacou que o SENAI Nacional está investindo quase R$ 2 bilhões na modernização de escolas e na ampliação dos institutos de tecnologia e inovação. “Dentre outras ações do nosso planejamento estratégico, estão parcerias com universidades e centros de pesquisa e instituições setoriais, como é o caso do IPD Eletron”, disse. Especificamente na área de automação, Dias ressaltou a previsão, para os próximos dois anos, de criação de doze institutos de tecnologia e inovação em onze estados brasileiros, com o objetivo de oferecer serviços tecnológicos ao setor produtivo.

Sérgio Luiz Hoeflich fez apresentação geral do GAESI, grupo criado pelo Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP, com a finalidade de realizar P&D em parceria com empresas. Ele falou sobre as atividades do grupo, suas competências e áreas de atuação, além de seus produtos e projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções para empresas. “O GAESI faz automação de processos de negócios nos setores público e privado, em áreas de sistema de transporte inteligente, logística, rastreamento de veículos e cargas e treinamento”, informou.

Encerrando o encontro, Fabián Yaksic agradeceu aos palestrantes, destacando a importância desta aproximação das indústrias com as universidades e instituições de pesquisa, fato que norteia as atividades do IPDEletron. Ele destacou, também, a visita, no próximo dia 22 de outubro, de Pierre De Ruvo, secretário executivo do IEC EE – Sistema de Avaliação da Conformidade da International Electrotechnical Commission para aparelhos elétricos e eletrônicos – que esclarecerá dúvidas sobre a utilização das ferramentas do CB Scheme, dispositivo de avaliação da conformidade que garante o maior nível de qualidade dos produtos em comparação com sistemas tradicionais, influindo, diretamente e positivamente, na competitividade dos produtos em relação aos importados.

Fonte: Abinee