Porto de Antonina receberá novas obras de melhorias

O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (26) o início do processo licitatório para a revitalização do prédio administrativo do Porto Barão de Teffé, em Antonina, que está vazio desde 2006 por falta de condições de uso. A obra, que inclui também a reforma da guarita de controle, tem valor máximo estipulado em R$ 691 mil.

“Esta é uma entre várias ações que estamos promovendo como parte do grande plano de revitalização do Porto de Antonina”, afirmou o superintendente Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Ele lembrou que a movimentação de mercadorias no terminal fechou 2011 com aumento de 400% em relação ao ano anterior, totalizando 1,5 milhão de toneladas movimentadas. “Este ano a quantidade de produtos movimentados já é 10% maior que no ano passado. Logo o porto começará a trabalhar com os serviços off shore para a indústria do pré sal, trazendo emprego e renda para a região”, disse.

O prédio que será reformado tem 400 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. A guarita de controle tem também dois pavimentos e soma 25 metros quadrados de área. A licitação prevê ainda obras para facilitar o acesso aos prédios. A previsão é que a obra seja feita em quatro meses a contar da assinatura do contrato.

MELHORIAS – O pacote de melhorias do governo do Paraná para Antonina inclui a recuperação de cargas para o porto, o uso de áreas ociosas para serviços off shore e a dragagem do Porto.

A primeira empresa a se instalar em Antonina é a Techint, que obteve permissão de uso temporário de uma área de 100 mil metros quadrados que estava sem uso. A companhia vai instalar em Antonina estrutura para construção de plataformas. O trabalho, além de promover a geração de empregos no município e região, vai gerar receita para a Appa.

MOVIMENTAÇÃO – O Porto de Antonina, que vem recuperando sua movimentação, fechou setembro com alta de 10% na movimentação de mercadorias. Foram 873,9 mil toneladas de produtos movimentados pelo terminal. A maior parte da soma é formada pela importação de fertilizantes, que totalizou 770 mil toneladas até setembro.

O terminal também está realizando algumas operações de exportação de açúcar, com aproximadamente 68 mil toneladas do produto exportados até agora.

DRAGAGEM – Além disso, o governo está promovendo a dragagem do canal de acesso aos portos paranaenses. Já foram executados 90% dos trabalhos da primeira fase, que abrange a entrada do Canal da Galheta até o Porto de Paranaguá. O lote dois da dragagem de manutenção prevê trabalhos no canal de acesso ao Porto de Antonina. Serão retirados 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos. Para isso, uma draga com capacidade de cisterna de 5 mil metros cúbicos será utilizada.

A draga que está trabalhando no canal de acesso ao Porto de Paranaguá é bem maior, com 17 mil metros cúbicos de cisterna, não sendo adequada para realizar os trabalhos em Antonina. Os trabalhos devem começar assim que for concluída a etapa de Paranaguá. Com a dragagem, o canal de acesso ao Porto de Antonina possibilitará o acesso de navios de até 8,9 metros. Hoje, o calado permitido em Antonina é de 7,10 metros.

Fonte: ANPr