O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) cresceu 2,2% em outubro, na comparação com setembro. No entanto, os resultados anuais e trimestrais da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ainda mostram queda: o Icec caiu 1,6% comparativamente ao mesmo mês de 2011 e 3,4% no trimestre finalizado em outubro. O indicador permaneceu em patamar favorável, com 128,0 pontos.
O resultado do índice total foi influenciado pela melhora nos três subíndices: o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) avançou 2,9%, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) mostrou crescimento de 2,0% e o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) também cresceu 2,0%.
Apesar dos incrementos em outubro, as condições atuais do empresário do comércio apresentaram reduções nas comparações anuais e trimestrais. A divergência entre os resultados está associada à recuperação da confiança dos empresários do comércio, os quais estão mais otimistas, especialmente em função das festas de fim de ano.
Fonte: Ascom/CNC
