Vencedoras do PR no MPE Brasil serão conhecidas em dezembro, em Curitiba

Prêmio que valoriza a excelência na gestão de micro e pequenas empresas bate recorde de inscrições no Estado, que fica em segundo lugar no ranking nacional

No próximo dia 11 de dezembro, o Paraná vai conhecer as dez empresas vencedoras da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Neste ano, o Estado ficou em segundo lugar no ranking nacional de participantes com 2.938 empresas inscritas, superando estados brasileiros com maior densidade empresarial como São Paulo e Minas Gerais.

O MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas. As empresas vencedoras estão classificadas para a etapa nacional, programada para 2013. “São negócios que fazem melhorias contínuas em processos que permeiam todas as áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, financeiros, operação, marketing e comunicação, produção e qualidade, um contexto sistêmico e visão focada nas necessidades da sociedade”, analisa o consultor do Sebrae/PR Lucas Hahn, coordenador do Prêmio no Paraná.

As micro e pequenas empresas que participam do MPE Brasil despertam em suas atividades a excelência na gestão, por meio de uma análise que tem por base o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).  “Por meio de avaliações, elas conseguem mensurar dificuldades e espaços que precisam preencher para chegar à excelência. Com isso, melhoram a qualidade de seus produtos, o que, obviamente, resulta em mais lucros”, avalia Lucas Hahn.

Outro fator importante para as empresas que participam da premiação é o reconhecimento da sociedade. “O MPE Brasil ajuda as empresas a captar mais clientes e a fechar parcerias consistentes com fornecedores, obtendo assim ganhos em visibilidade e em gestão”, diz o coordenador estadual.

O MPE Brasil é dividido nas categorias Comércio; Serviços; Indústria; Agronegócio; Serviços de Turismo; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Saúde; Serviços de Educação, Destaque de Boas Práticas em Inovação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.

“O Prêmio avalia tanto as características comportamentais do empreendedor, gestão empresarial e resultados. Essas informações vão gerar um relatório importante para que o empresário consiga traçar novas estratégias de atuação”, assinala Lucas Hahn.

Avaliações

As empresas inscritas no MPE Brasil são avaliadas individualmente por consultores voluntários que trabalham em diversas empresas que praticam o modelo do MEG. Após isso, são classificadas por pontuação e indicadas para o crivo de um comitê gestor que avalia e determina as vencedoras estaduais.

Na etapa nacional – o MPE Brasil tem empresas inscritas em todo o País -, os finalistas estaduais passam novamente por uma avaliação e os ganhadores participam de uma missão técnica conhecendo in loco a gestão de grandes empresas que utilizam o modelo de excelência de gestão da FNQ.

“Ser vencedor do MPE Brasil ajuda na divulgação e captação de clientes, além de os ganhadores fazerem entre si reuniões periódicas para manter o caminho da excelência na gestão”, comenta Lucas Hahn.

Disseminação

Segundo o consultor, o MPE Brasil é porta de entrada para que as empresas de micro e pequeno porte participem de outras premiações em busca da excelência. “É como se fosse um viral, o Prêmio acaba ‘viciando’ o empresário a buscar o melhor e aguçando boas formas de gestão.”

O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.

No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).

Fonte: Sebrae/PR