A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sedia nesta terça (6) e quarta-feira (7), em Curitiba, o I Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana. O objetivo é fomentar uma reflexão entre diversos órgãos públicos e privados sobre a dignidade da pessoa humana.
Na manhã do primeiro dia de debates, será formalizado o Comitê Estadual Permanente de Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná, que será gerido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, através do Programa de Desenvolvimento Integrado – PDI Cidadania, e pela Escola de Educação em Direitos Humanos.
A composição do comitê terá caráter interinstitucional, devendo agregar representantes de universidades públicas e de órgãos governamentais para criar um plano de mobilização para o uso consciente e responsável das tecnologias de informação e comunicação.
No seminário, serão apresentados estudos científicos e situações na área de tecnologia da informática que privilegiam o impacto humano quanto à saúde física, aos processos cognitivos, às implicações psicológicas, às questões de segurança, aos litígios trabalhistas e previdenciários e à inclusão digital nas políticas públicas. O seminário é dirigido a professores e alunos de instituições de ensino superior e da educação básica, bem como a gestores de órgãos públicos, de instituições privadas e ong’s que valorizam o foco no humano da interface homem-máquina.
Mais informações sobre o I Seminário na UTFPR – que fica na Avenida 7 de setembro, 3165, Bairro Rebouças – podem ser obtidas no site www.tecnologiaedignidadehumana.pro.br