Caminhada marca semana de prevenção ao diabetes

Neste sábado (10), a partir das 9 horas, haverá a Caminhada de Controle do Diabetes, no Parque Barigui. O evento, que abre a semana de prevenção à doença, é organizado pelo Centro de Diabetes Curitiba (CDC), em conjunto com o Hospital Nossa Senhora das Graças. A inscrição é gratuita e informações podem ser obtidas pelo telefone  (41) 3244-9911.

No Barigui, a concentração e entrega de brindes acontecerá a partir das 8h30, ao lado do estacionamento da BR 277 e heliporto do Parque, no espaço onde havia o Parque Alvorada.

A caminhada começa às 9h e o trajeto terá cerca de cinco quilômetros, fazendo o contorno de todo o parque e passando pelos bosques. Serão distribuídos squeezes, bonés e camisetas aos mil primeiros participantes, além de água e de lanche saudável.

Uma equipe do CDC estará, ao final da caminhada, oferecendo aos participantes do evento exames clínicos relacionados ao diabetes. A ação tem como objetivo informar e incentivar a inclusão da prática de atividades físicas à rotina diária das pessoas.

A equipe do Centro de Diabetes Curitiba também pretende, na Semana do Diabetes, realizar palestras médicas. O Hospital Nossa Senhora das Graças, dentro do qual está localizado o CDC, vai iluminar a fachada de azul.   “Nossa premissa básica é zelar pela saúde de nossos pacientes. Sabemos que o sedentarismo é um dos principais causadores do diabetes do tipo 2, caso mais comum da doença. É por isso que decidimos criar uma iniciativa como a da Caminhada do Diabetes”, explica André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes Curitiba.

Dia Mundial – O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída em 1991 para aumentar a conscientização global sobre o Diabetes Mellitus (DM) e hoje é realizado em mais de 150 países. A campanha é organizada internacionalmente pela International Diabetes Federation (IDF), com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Centro de Diabetes Curitiba – O Centro de Diabetes Curitiba foi criado em 1999 e usou como modelo o International Diabetes Center de Minneapolis, nos Estados Unidos. Tem como sócios os endocrinologistas André Vianna, Andressa Leitão, Claudio Lacerda, Edgard Niclewicz, Luciana Pechmann e Mauro Scharf. Localizado  dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Centro de Diabetes Curitiba oferece atendimento multidisciplinar e conta com uma equipe de médicos especializados, além de realizar pesquisas clínicas e estudos científicos em níveis nacional e internacional. Mais informações no site www.centrodediabetescuritiba.com.br
Serviço
Caminhada de Controle do Diabetes

Data: 10 de novembro (sábado),
Horário: a partir das 8h30
Local: Parque Barigui (acesso pela BR 277)
Inscrições gratuitas
Informações:
  (41) 3244-9911
Realização:Centro de Diabetes Curitiba
Patrocínio: Farmácia Dassette, Novo Nordisk, One Touch UltraMini
Apoio: Prefeitura de Curitiba / CuritibAtiva, Água Mineral Ouro Fino, Nutry, Vitao, Hospital Nossa Senhora das Graças

Fonte: SMCS