Lactec entrega à Copel estação móvel que identifica falhas na rede elétrica

Uma estação móvel desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai atuar de forma preventiva no controle de falhas na rede de distribuição de energia elétrica a partir dos próximos dias. O equipamento, resultado de estudos feitos por pesquisadores do Lactec, foi entregue nesta quarta-feira (7) à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Instalada num carro furgão, a estação móvel é parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e financiado pela Copel. A câmera térmica – que enxerga calor, e não luz, como as câmeras fotográficas comuns – capta imagens da rede e verifica as condições de linhas de transmissão, isoladores e transformadores.

Os pontos quentes identificados são traduzidos em imagens de cor vermelha. Como o principal sintoma de problema na rede elétrica é o sobreaquecimento, o registro de uma área vermelha significa um ponto crítico e é uma indicação da necessidade de trocar o componente identificado na imagem. O diagnóstico permite à companhia de energia se antecipar ao problema e encontrar uma solução antes que a rede sofra uma falha.

A primeira cidade em que a estação móvel será utilizada é Curitiba. Segundo a gerente do projeto pela Copel, Juliana Pinheiro de Lima, as inspeções que hoje são realizadas nas redes de distribuição possuem um equipamento manual, muito próximo ao da estação móvel, mas que precisa ser carregado pelo operador.

Com a unidade móvel, o sistema de captura de imagens se torna automatizado e realizado remotamente, por meio de um joystick parecido com os usados em jogos eletrônicos. “Acreditamos que os operadores serão os maiores beneficiados, já que a estação oferece melhor ergonomia, segurança e qualidade no trabalho de inspeção das redes de distribuição,” afirma Juliana.

Segundo o coordenador do projeto pelo Lactec, Rodrigo Jardim Riella, a intenção foi desenvolver um sistema de operação muito simples e intuitivo. “Após o operador identificar a área com falha, basta fotografar termicamente a região e os relatórios serão gerados automaticamente, garantindo agilidade ao processo,” explica Riella. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Eletrônica e Tecnologia da Informação, com a ajuda do Departamento de Mecânica do Lactec.

Fonte: ANPr/ Foto: Angela Hortencia Weber